51° Painel TELEBRASIL: Brasil Digital surge como realidade irreversível – Encerramento

O 51° Painel TELEBRASIL, ocorrido na Costa do Sauípe (BA), de 31/05/2007 a 02/06/2007, reuniu cerca de 400 participantes, dentre autoridades, políticos, reguladores, decisores, executivos, especialistas, formadores e multiplicadores de opinião, que discutiram o tema “Brasil Digital”. Este módulo registra o pronunciamento do presidente da TELEBRASIl, Ronaldo Iabrudi, no encerramento do 51° Painel.

Ronaldo Iabrudi (presidente da TELEBRASIL)
Satisfeito com os resultados do 51° Painel.

51-painel-telebrasil-brasil-digital-surge-como-realidade-irreversivel-encerramento

Ao encerrar o evento, Ronaldo Iabrudi, presidente da TELEBRASIL – Associação Brasileira de Telecomunicações, falando para a plateia em nome da Diretoria, expressou o formal agradecimento às pessoas que compuseram às mesas de palestras e de debates do 51° Painel. “Houve uma presença maciça dos líderes do setor e não se poderia deixar de agradecer, em especial, a presença dos políticos. Tais pessoas, pelos cargos que ocupam e pelas responsabilidades que exercem, têm grande dificuldade em ficar longe de suas atividades e ainda assim se dispuseram a ficar dois dias e a participar do evento da TELEBRASIL”, observou o orador.

No ano de 2006, a Diretoria da TELEBRASIL tomou a decisão de fazer um documento. Percebeu-se que o setor das telecomunicações tinha acabado de concluir metas bastante ousadas – de universalização da telefonia com qualidade de serviço – e que carecia de uma visão de longo prazo. O documento foi feito e divulgado, mas de nada adiantaria se não houvesse oportunidade para debatê-lo com as lideranças políticas. Houve o envolvimento de várias lideranças políticas. O documento mostrou que o setor carecia de uma visão de longo prazo. A ela se agregou a dimensão mundial da convergência, conduzindo aos conceitos de licença e outorgas únicas e agência reguladora única.

– Pelo que ouvi nesses dias de Painel, estou muito satisfeito. Entendo que o setor das comunicações começa a ter um rumo. Acho que é consenso geral que o próximo passo a ser dado é o da universalização, um tema abordado por vários palestrantes e debatedores durante o 51° Painel. O próprio palestrante Cesar Alvarez comentou que é uma meta claramente definida do Governo de interligar em banda larga todas as escolas públicas. O setor agora tem um norte, uma visão para onde estamos indo – constatou o presidente da TELEBRASIL.

O documento da Diretoria da TELEBRASIL também se referiu à importância fundamental de haver uma aproximação entre radiodifusão e telecomunicações. Pela segunda vez, pessoas representativas do setor de radiodifusão que não participavam dos Painéis TELEBRASIL estiveram presentes. Também como foi dito no decorrer do 51o Painel, inclusive pelo deputado Jorge Bittar, ocorreu a presença de uma liderança do setor – o presidente da Brasil Telecom, Ricardo Knoepfelmacher – num evento dos radiodifusores que ocorreu de maneira concomitante ao Painel TELEBRASIL.

Concluindo, Ronaldo Iabrudi mencionou a frase do palestrante e debatedor André Barbosa, da Casa Civil, que, “antes da convergência, é preciso que haja a convivência”, disse para observar que, hoje, se está convivendo mais. “O papel de uma entidade como a TELEBRASIL é levantar problemas, buscar e propor soluções, criar mecanismos para que os diversos players se aproximem e ajudar na solução”. O presidente da entidade disse estar satisfeito com a realização do 51o Painel, que se caracterizou como “um fórum que contribuiu de forma determinante para marcar a presença do setor de telecomunicações como uma infra-estrutura básica para o desenvolvimento do País”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo