Palestrantes abrilhantam o 47.º Painel TELEBRASIL

Com o tema “Sociedade da Informação – os caminhos do Brasil”, o 47.º Painel Telebrasil, a ter lugar em Brasília, de 13 a 16 de novembro, no Hotel Blue Tree Park, já tem a presença confirmada, dentre outras, do embaixador Clodoaldo Hugueney F.º, subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores.

O referido diplomata preside o Grupo Interministerial à Cúpula da Sociedade da Informação, que vai acontecer em Genebra, na Suíça, e que contará com a presença de chefes de estado de todo o mundo. Em seu pronunciamento para o 47.º Painel, Clodoaldo Hugueney F.º dará o panorama do posicionamento oficial do Brasil à cimeira promovida pela União Internacional de Telecomunicações – UIT –, pouco depois do 47.º Painel.

Clodoaldo Hugueney é carioca, diplomata de carreira, bacharel em Direito pela PUC-Rio e com mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade do Chile. O diplomata já serviu junto à Organização dos Estados Americanos, em Washington, às Comunidades Européias, ao Gatt, OCDE, nas negociações Mercosul-União Européia e como embaixador em Caracas (Venezuela).

Outra marcante presença também confirmada para o 47.º Painel, dando-lhe a merecida dimensão internacional sugerida pelo tema da Sociedade da Informação, será a do vice-secretário-geral da UIT, o engenheiro brasileiro Roberto Blois, que virá a Brasília para compor a Mesa de Abertura do tradicional evento promovido pela TELEBRASIL, para a qual está sendo ainda convidado o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 

Dentro do tema do 47.º Painel, Marcelo Néri, chefe do Centro de Políticas Sociais do Instituto Brasileiro de Relações Exteriores – Ibre – da Fundação Getúlio Vargas – FGV –, levará os participantes a navegar pelo Mapa da Exclusão Digital, enquanto que o consultor da Telemar, Mário Ripper, mostrará como as telecomunicações podem alavancar o desenvolvimento sustentável de um país, uma das metas do atual Governo.

Inclusão digital

Antonio Carlos Valente, presidente da Regulatel – Foro Latino-Americano de Reguladores de Telecomunicações –, argumentará sobre que papel cabe aos órgãos reguladores do continente; e o Chief Operating Officer – COO –, da e-Mexico, discutirá a experiência mexicana na implantação da Sociedade da Informação. O presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, fará o pronunciamento de encerramento do 47.º Painel.

A diretora do Canal Futura, pedagoga Débora Garcia, tratará das melhores estruturas para sites frente aos programas de inclusão digital, enquanto o secretário de Telecomunicações do Minicom, Pedro Jaime, falará sobre o novo serviço de telecomunicações em regime público.

A sessão sobre os Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação será coordenada pelo diretor-superintendente da Telecom Itália, Ludgero Pattaro; e a sessão sobre o Desafio da Inclusão Digital na Sociedade da Informação estará a cargo de Ronaldo Iabrudi, presidente da Telenorte Leste Participações S. A..

Para os debates, de antemão estão confirmados: Sílvio Genesini, diretor da Accenture e da TELEBRASIL; Francisco Alamillo, da Associação Hispano-Americana de Centros de Pesquisas e Empresas de Telecomunicações – AHCIET –; economista Paulo Tigre; e Vânia de Araújo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com Solon Benayon, responsável pelo marketing do Painel, as empresas Accenture, Algar, Cisco, Claro, CPqD, Ericsson, Motorola, Nera, Siemens e TIM já confirmaram seus patrocínios para o 47.º Painel Telebrasil.

O presidente da TELEBRASIL, Luiz Alberto Garcia, em ofício-circular ao grande público participante dos três últimos Painéis, lembrou que o 47.º Painel traz atrativos muito especiais, “tanto pela comemoração dos 30 anos da entidade quanto pelo fato de ser realizado na Capital Federal, com a participação de nossas maiores autoridades”, e reiterou o convite para que todos realizem o quanto antes as inscrições.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo