TELEBRASIL confere título, no 47.º Painel, a José Paulo Vianna

A TELEBRASIL – Associação Brasileira de Telecomunicações resgatará, durante a realização do 47.º Painel, em Brasília (DF), de 13 a 16 de novembro de 2003, a memória de uma fase importante do País, na pessoa do engenheiro José Paulo Lichtenfels Vianna, concedendo-lhe, a título póstumo, o grau de Associado Honorário.

A homenagem reverencia um pioneiro que contribuiu, sobremaneira, para a interligação de Brasília por microondas, ao restante do País, a tempo da inauguração da capital federal por Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 21 de abril de 1960.

O carioca José Paulo Vianna, nascido em 10 de junho de 1922, formou-se em Engenharia Elétrica, na turma de 1946, pela Escola Nacional de Engenharia, da Universidade do Brasil, hoje UFRJ. Dez anos mais tarde, ingressava na recém-criada Companhia Urbanizadora da Nova Capital – Novacap –, assumindo pouco depois o Departamento de Telecomunicações Urbanas e Interurbanas – DTUI.

O desafio da equipe do DTUI da Novacap foi interligar por microondas Rio de Janeiro a Brasília, a tempo de prover comunicações rádio de boa capacidade para a inauguração da cidade de Brasília.

Em apenas seis meses, seguindo uma rota levantada por avião e radar, 26 torres foram erguidas, muitas delas, no semi-árido do Planalto Central, para dar suporte ao sistema rádio de microondas da RCA. Dezenove dias antes de inaugurar Brasília, vieram de Estocolmo (Suécia), dois aviões – um para o Rio de Janeiro e outro para São Paulo – com equipamentos multiplex Ericsson, montados e ajustados e que foram instalados em tempo recorde.

Em 17 de abril de 1960, dias antes da inauguração de Brasília, Juscelino Kubitschek fazia uma ligação telefônica do Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com Israel Pinheiro, em Brasília. Uma importante batalha tecnológica e política estava ganha.

No decorrer de sua carreira, José Paulo Vianna – falecido prematuramente aos 59 anos de idade – foi professor de Tecnologia de Materiais e Fabricação, assessor por quatro anos da Presidência da Entel S. A. Engenharia de Telecomunicações (um dos berços do planejamento do sistema brasileiro de telecomunicações) e diretor da Sociedade Fornecedora de Equipamentos de Telecomunicações – SFET –, uma empresa fornecedora de equipamentos (então pioneiros) para a pressurização de redes de telefonia.

Com a homenagem a José Paulo Vianna, também estão sendo rememorados os dirigentes do DTUI: Augusto Mariz de Mendonça (1963-1964), Aluizio da Cunha Garcia (1965), Artur de Freitas Torres de Melo (1965-1966), Eudes Barreto de Carvalho Freitas (1967) – que também foi diretor da TELEBRASIL (1974-1977) – e Aluizio Vasconcellos (1967-1968).

O DTUI evoluiu depois para a Companhia Telefonica de Brasília – Cotelba –, com sede inicial na Av. W/3 Sul e que teve como dirigentes iniciais: Thomaz Dalton (1968), Marcelo Augusto Varella (1968-1970), Cleofas Ismael de Medeiros Uchôa (1970-1972) — pioneiro da telefonia sem fio na capital Federal , Nelson Souto Jorge (1972-1974), Areno Pires (1974-1979) e Danton Eifler Nogueira.

A antiga Cotelba mais tarde se tornaria Telebrasília, uma das empresas-pólo do Sistema estatal Telebrás. Com a implantação de um novo modelo privatizado para as telecomunicações brasileiras – ocorrida no Governo Fernando Henrique Cardoso e tendo como ministro das Comunicações Sérgio Motta –, os ativos da Telebrasília passariam a incorporar o acervo da atual concessionária de serviço telefônico comutado, para a região 2, Brasil Telecom.

A homenagem a José Paulo Vianna também tem outro significado. É a de colocar em perspectiva histórica, as centenas de milhares de pessoas, técnicos, administradores, dirigentes, homens de negócios, telefonistas, engenheiros, bilhetadores, operários nas fábricas, homens de rede, instaladores nas casas, pioneiros e não pioneiros e tantas outras categorias não citadas neste pequeno rol. São pessoas que deram de si – visível ou humildemente ao longo das décadas — para dotar um País de dimensões continentais que é o Brasil, com uma infraestrutura de telecomunicações à altura de seu destino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo