Os resultados da pesquisa de opinião sobre o 47.º Painel Telebrasil

A TELEBRASIL – Associação Brasileira de Telecomunicações finalizou pesquisa de opinião sobre o 47.º Painel Telebrasil, que aconteceu em Brasília de 13 a 16 de novembro.

Publicaremos, a seguir, a íntegra dos os resultados da pesquisa efetuada junto aos participantes do 47.º Painel. Ela, basicamente, confirmou que o Painel é um vento para adquirir conhecimentos e para fazer e manter contatos interpessoais, em ambiente apropriado.

47.º Painel TELEBRASIL

Brasília – 13 a 16 de novembro de 2003

Pesquisa de Opinião

Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2003

 Créditos

Elaboração e coordenação:

João Carlos Pinheiro da Fonseca

Desenvolvimento e redação final:

Luís Alberto Prado

Apuração e confecção de infográficos:

   Leila Franco

Índice

Introdução

Metodología

Resultados

Tendências

Comentários

Apêndice

Introdução

O presente documento tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa efetuada posteriormente a realização dos 47.° Painel Telebrasil e 9.° Painel Feminino, transcorridos em Brasília (DF), no Hotel Blue Tree Park, de 13 a 16 de dezembro de 2003. O 47.º Painel teve como tema: “A Sociedade da Informação – Uma discussão sobre os caminhos do Brasil”.

A mencionada pesquisa foi efetuada a pedido de Luiz Alberto Garcia, presidente da TELEBRASIL, entidade que organizou o Painel, para avaliar o grau de satisfação dos participantes do 47.º Painel Telebrasil.

O evento teve como patrocinadores na categoria “Anfitrião”: as empresas Accenture, Brasil Telecom, Cisco Systems, Claro, Correios do Brasil, Telemar, TIM e Vivo; na categoria “VIP”: Algar, Motorola e Siemens; e na categoria “Sênior”: Banco do Brasil, CPqD, Ericsson, Nera e Nextel. Houve um total de 16 patrocínios.

Apoiaram oficialmente o 47.º Painel, o Ministério das Comunicações e a Anatel.

Metodologia

A pesquisa foi efetuada a partir do envio de e-mails aos participantes do 47.º Painel, apenas 12 dias após a realização do evento. Isto permitiu exercitar a memória e as emoções ainda recentes dos entrevistados.

Eis o quadro de referência numérica da pesquisa:

– participantes do Painel254100%
– e-mails enviados23693%
– respostas recebidas (totais)4518%
– respostas recebidas com comentários208%

A representatividade da amostra de 18% é significativa, para este tipo de pesquisa. Do ponto de vista técnico, se considerado que todo o universo dos 254 participantes é relevante, a proporção amostral observada de 17.7% é compatível com o nível de representatividade da ordem de 82%.

Ou seja, as 45 respostas recebidas refletem com uma precisão de 82% o universo dos 254 participantes do Painel.

O procedimento operacional consistiu no envio de e-mails (veja apêndice) contendo uma tabela com 18 itens, a serem pontuados em relação ao grau de satisfação que cada item despertou no entrevistado. Ao final da tabela foi reservado um espaço em branco com a rubrica “comentários”, para quem adicionalmente quisesse se expressar de maneira qualitativa. Dos 45 e-mails respondidos, cerca de 20 contiveram comentários.

Itens Investigados

As 18 questões enviadas se referiram aos graus da satisfação percebida sobre local (Brasília); data (novembro); duração do evento (três dias); atendimento no aeroporto, traslado, credenciamento e brindes; quanto ao tema do Painel, palestras, palestrantes e debates; quanto às atividades sociais (jantares, passeios); e personalidades presentes.

Também se investigou o grau de satisfação dos participantes quanto aos contatos sociais, oportunidades de negócios e sua avaliação sobre o custo/benefício de sua ida ao evento. Finalmente, se investigou o Painel Feminino (um evento com público próprio).

Graus de satisfação

O entrevistado podia avaliar cada um dos 18 itens da tabela, atribuindo-lhe uma nota variando de 1 a 6, de acordo com os critérios dados a seguir:

desagradou muito1
Desagradou2
indiferente quanto ao grau de satisfação3
Agradou4
agradou muito5
não tem interesse em opinar0

Resultados

A tabulação dos resultados da pesquisa se encontra numericamente resumida na tabela em anexo (apêndice).

Uma análise da referida tabela indica a seguinte apreciação sobre as respostas dadas aos itens da pesquisa:

Local (Brasília)?Não agradou a 51%; agradou a 29%; e deixou indiferente a 20%. O resultado pode ser lido assim: de cada 10 participantes, metade não aprovou Brasília, três gostaram e dois ficaram indiferentes.Resum O local do 47.º Painel, Brasília, não agradou a maioria, mas não foi nada catastrófico – a rejeição (muito ruim) foi de apenas 13%. 
Tempo de duração?Agradou a 38%; ficaram indiferentes e não tiveram interesse em responder 65%; e rejeição (ruim) de 4%.Resum O tempo de duração de dois dias agradou alguns (quatro em cada dez), mas a maioria achou que não foi item significativo.
Período (novembro)? O Painel foi efetuado decorrido duas semanas de outro grande evento de telecomunicações, em Florianópolis, e utilizou um feriado nacional, dia 15 de Novembro.Resum De cada 10, quatro foram indiferentes e houve empate entre os que gostaram e não gostaram.
Receptivo?Aqui, englobaram-se aeroporto, traslado e hotel.Resum Aeroporto e traslado geraram indiferença a 65% e satisfação a 31%, ao passo que o hotel agradou a 54% e gerou menos indiferença (hotel tem que ser bom). 
Credenciamento e brindes?Resum Credenciamento agradou bastante (78%). Quanto aos brindes, metade gostou e a outra parte (42%) ficou indiferente, ainda que houvesse disputa por brindes (maletas). 
Tema do Painel?Tema da Sociedade da Informação agradou a maioria, 73%.Resum Tema escolhido agradou em cheio (73%) e teve entusiastas (35% muito bom). A indiferença foi baixa. Escolha do tema é importante.
Palestras, palestrantes e debates?                     Resum Para tais itens, em cada 10 pessoas, metade gostou, três não gostaram e dois não opinaram. A indiferença foi baixa. Palestras, Palestrantes e Debates são importantes para um Painel. 
Personalidades?Item frustrou a 44% e agradou a 29%.Resum Trata-se de item significativo, pois 73% expressaram opinião. De cada 10, cinco se frustraram (desagradou) e três gostaram. A lembrar a ausência do presidente que estava programada e a passagem meteórica do ministro das Comunicações. Presenças do vice-presidente da República e do presidente da Anatel podem responder pelos que gostaram.
Atividade social?Resum Para metade das respostas (48%) é item indiferente. De cada dez agradou, empate entre agradou e desagradou. Em suma, agradou a pouco mais de dois em cada 10. Será item importante? 
Painel Feminino?Resum Foi indiferente, como era esperado, para 71% (homens) que não assistiram. Assim mesmo, agradou a dois em cada 10. 
Contatos e negócios?Para contatos, o Painel pontuou 69% positivamente; para negócios, apenas 29%, com elevado nível de indiferença (44%).Resum O Painel é, sem dúvida, muito bom para rede de contatos (sete em cada 10 acham isto!) e bem menos para fechar negócios (três em 10), como esperado.
Custo-benefício?Resum Em cada 10, três acharam que a ida ao Painel valeu a pena e quatro que não valeu. O quadro é mitigado pelos indiferentes. O quesito foi considerado importante: menos de um, em cada 10, achou que não valia a pena opinar.

Tendências

Fruto da pesquisa efetuada referente ao 47º Painel é possível apontar algumas tendências ou reforçar pontos de vista que já seriam evidentes. A observar que estamos nos referindo ao último Painel efetuado e que as tendências aqui apontadas devem levar em conta tais condições de contorno.

Em resumo, os itens que agradaram no 47º Painel e que foram consideradas importantes (alto nível de respostas ao quesito) foram:

– o tema do Painel e

– as palestras, os palestrantes e os debates.

Isto nos permite concluir que – ainda que muitos participantes optem por permanecerem saguões do Hotel fazendo contatos – um Painel é lugar em que se vai para atualizar conhecimentos e aferir tendências sobre um tema de interesse da atualidade para os negócios das telecomunicações.

A qualidade dos palestrantes e a escolha do tema, portanto, são quesitos importantes.

No Painel, a rede de contatos pessoais – daí a importância da qualidade de quem vai – é considerada bastante importante. O clima social (com as esposas) e os confortos dos locais devem ser, basicamente, para propiciar que tais contatos aconteçam em ambiente favorável.

Um Painel é importante pela rede de contatos, novos e antigos, que propicia.

A presença de autoridades exclusivas, com possibilidade de acesso informal e social, é um plus que adiciona ao item de contatos pessoais e acrescenta ao clima de exclusividade do evento. Sua ausência, principalmente se anunciada previamente, pode frustrar

O Painel Feminino é evento adicional, de características próprias, que conquistou o seu espaço, ao se querer que os Painéis da Telebrasil tenham no aspecto social executivos levando esposas e familiares.

A Telebrasil, à semelhança de outras organizações não-governamentais congêneres, mantém um aspecto associativo tradicional (que justifica o nome de Associação) e que não pode ser ignorado.

Comentários

Nesta sessão, incluímos comentários, identificados (o e-mail respondido tem endereço), abertos (tema livre), estimulados – através de espaço para quem quisesse responder – e enviados juntamente com a tabela dos quesitos a serem respondidos.

Menos da metade (44%) que respondeu os quesitos enviou comentários. Dos que responderam aos quesitos, apenas 20% são membros de algum Conselho da Telebrasil.

A seguir, listagem dos comentários recebidos, agrupados por tópicos. Para efeito de preservar o sigilo público do remetente, cada comentário é identificado pela sigla “Ref. n”, que é objeto de uma lista, em separado, com os respectivos autores.

Local· A escolha errônea do local prejudicou o Painel em freqüência e em qualidade. A votação para escolha do local do 46º. Painel, cujo resultado foi anunciado publicamente, não foi respeitada, o que transformou uma expectativa de adesão em massa em uma participação pequena de menos de 200 inscrições. Isto comprometeu o resultado dos patrocinadores, com certeza. Também comprometeu o interesse dos inscritos. Espero seriedade na pesquisa atual. Faço questão de receber o resultado da pesquisa. (Ref.1) 
 · Começando pelo local (Brasília), faltaram atrativos sociais para atrair e reter mais as pessoas. A ausência das autoridades governamentais atrapalhou bastante (ministros e secretários). Faltaram presenças mais marcantes para proferir palestras. Os debates foram uma boa surpresa, já que conseguiram alavancar a falta de consistência das palestras. Do lado contato e negócios o resultado foi bom. (Ref.2) 
 · Sugiro fazer o próximo em um Resort. (Ref.3) 
 · Sugiro realizar um Painel por ano, em data adequada, como, por exemplo, maio/junho. (Ref.4) 
Tema/tempo de palestras· O Painel na sexta-feira foi muito bom, principalmente o da manhã. Alguns palestrantes no sábado não focaram no objeto proposto. Além disso, ultrapassaram o tempo que lhes foi destinado para a apresentação, prejudicando os debates com o público. Deve-se insistir no respeito ao tema e ao tempo das apresentações no próximo Painel! (Ref.5) 
 · Entendo que temas para Painéis, que são, por natureza, eventos dinâmicos, devem ser do dia-a-dia, mais palpitantes e não temas prospectivos, mais adequados para congressos técnicos. (Ref.6) 
 · O tema Sociedade da Informação ficou um pouco restrito, já que a maioria das empresas esperava também contatos e novidades na área econômica/perspectivas de negócios.  (Ref.7) 
Atrasos, palestras e eventos sociais· Pude perceber neste Painel falta de sincronismo entre palestrantes e equipe, bem como atrasos em demasia e algumas faltas que realmente decepcionaram. O nível das palestras ficou aquém do esperado e o numero de participantes também. Os eventos sociais também estiveram bem abaixo dos anteriores.  (Ref.8) 
 · Os Painéis em geral tinham muitos participantes escolhidos, em sua maioria, pelo critério de serem patrocinadores; e, com algumas e boas exceções, a maioria se preocupou apenas em fazer o comercial de seus produtos, não se atendo ao tema. Muitos dos coordenadores dos Painéis não tinham experiência para tal, comprometendo a qualidade dos mesmos. Com certeza, houve várias boas exceções, mas esta foi a média. A falta de apoio e presença de poucas autoridades também comprometeram o Painel. Mesmo entendendo o momento que passa a Associação, este foi o Painel mais fraco dos últimos anos.  (Ref.9) 
 · Dos últimos Painéis que estive presente, este foi um dos piores, principalmente relacionados a ausência dos grandes operadores e/ou pela fraca representatividade dos representantes destes. (Re.10) 
 · As palestras apresentadas, com exceção da apresentação do representante do Governo, foram fracas e o palestrante sem argumentos convincentes. Num painel desses, o palestrante não tem muita importância e sim o conteúdo. (Ref.11) 
 · Considerei que este painel, apesar de ter um tema totalmente atual, deixou a desejar um pouco. Algumas palestras foram mal alocadas ou até mesmo desfocadas do conjunto. O Painel como um todo ficou num patamar abaixo dos anteriores. (Ref.12) 
Convidados· Não convidar presidente! (Ref.13) 
 · Criticas ao fato de ter acontecido muito próximo ao Futurecom e também pela ausências dos convidados e/ou personalidades constantes do Programa. 
Apolíticos(Ref.14)· A Telebrasil tem como ponto forte a presença, na mesma associação de operadores, fabricantes e prestadores de serviço. Seu principal objetivo deve ser a promoção de encontros entre associados. A tentativa de transformar a Associação numa representação política do setor não faz nenhum sentido, já que não existe bandeira política comum aos associados e a entidade não é representativa politicamente, como demonstrado pelo baixo interesse dos políticos no Painel. (Ref.15) 
Organização· O aspecto que mais me chamou a atenção foi a desorganização do último Painel. Indiscutível que não foi preservada a maior característica – organização – que marcou até a data a realização do Telebrasil.  (Ref.16) 
 · O cumprimento da Agenda é o principal déficit do Painel. (Ref.17) 
 · O evento foi esvaziado pelo local de realização, pela data e pelo desprestígio das autoridades em relação ao mesmo. Além disto, houve problemas de coordenação e de agenda, sendo que palestras e debates não ocorreram nos horários previstos e, tampouco, com os participantes previstos. (Ref. 18) 
Duração· O Painel poderia ser condensado em dois dias e uma noite apenas no meio; a forma descontraída dos palestrantes sentarem-se em poltronas no palco foi
excelente; o hotel e suas instalações são muito boas; o curso e o
planejamento dos eventos devem independer da presença de autoridades do Governo; e a forma autêntica e transparente da condução do evento foi muito boa. (Ref.19) 
 · Os Painéis devem ser anuais com temas realmente atraentes e participação assegurada de personalidades de destaque. (Ref.19) 
Foco· Vamos precisar rever o foco dos Painéis que devem ter como objetivo a oportunidade de networking e temas /palestras/palestrantes, que, efetivamente, cumpram com a agenda proposta. Sua periodicidade talvez deva ser repensada. (Ref.20)

Apêndice

Estão inseridos neste apêndice dois documentos:

            – Tabela-mestra com os resultados das pesquisas

            – Cópia do e-mail-padrão que foi enviado para a pesquisa de opinião

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