Vice-presidente José Alencar prestigia primeiro dia de debates do Painel Telebrasil

O primeiro dia de debates do 47.º Painel Telebrasil, que acontece até domingo, dia 16 de novembro, no Hotel Blue Tree Park, em Brasília, foi prestigiado pela participação do vice-presidente da República, José Alencar. “Encontros como este são importantes pelo intercâmbio de informações, acarretando em permanente crescimento da qualidade e redução de custos na prestação dos serviços. Tudo isto propicia cada vez mais benefícios para os consumidores”, declarou Alencar, ao abrir oficialmente as sessões de debates do Painel. O vice-presidente disse ainda que o País não deve temer a abertura comercial por possuir boa competitivade nos setores primário, secundário e terciário. “Essa abertura tem de ser bem negociada”, ressalvou Alencar, ao abordar as negociações em torno da Alca. Já em relação ao crescimento econômico, o vice-presidente surpreendeu a platéia ao considerar ”ridículo” o patamar alcançado durante os últimos 20 anos, tendo em vista as potencialidades do País. “O Brasil precisa crescer com taxas mais altas e as metas devem ser mais ambiciosas. 4% é muito pouco”, avaliou Alencar.
 
Inclusão digital

Prosseguindo o evento, o presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, discorreu sobre a regulamentação no âmbito da Sociedade da Informação. “Três pilares que sustentam a inclusão digital merecem atenção especial: o usuário, que dependente da educação tradicional e digital, da instrumentalização e treinamento de professores; a infra-estrutura, fundamental para o acesso à Internet; e o conteúdo, constituído pelas informações disponíveis na Web”, resumiu o presidente da Anatel. Schymura apresentou ainda a proposta do telefone popular que, formulada por representantes da iniciativa privada, pode destinar-se aos usuários cadastrados em programas sociais do Governo. O serviço teria tributação diferenciada, tarifação reduzida e sistema pré-pago, facilitando o acesso das camadas menos privilegiadas.
 
As sessões de palestras e debates prosseguiram pelo resto da manhã e por toda a tarde. Participaram da plenária personalidades como Eduardo Navarro (Telefonica), Ludgero Pattaro (Telecom Italia), Marcelo Néri (EPGE/FGV), José Roberto de Souza Pinto (Embratel), Márcio Wholers (Minicom), Mário Ripper (Telemar) e José Fernandes Pauletti (Telebrasil). Durante a noite, haverá jantar em homenagem ao Ministério das Relações Exteriores, oferecido pela Embratel, além de show com o extraordinário músico Altamiro Carrilho. 

Painel Feminino 

O Painel Feminino Telebrasil, que acontece sempre em paralelo ao Painel Telebrasil, chegou hoje, dia 13 de novembro, à sua nona edição em grande estilo. Assim como o 47.º Painel, o evento contou com participação do vice-presidente da República, José Alencar. “Ao ver tantas esposas, aqui, participando ao lado de seus maridos, começo a entender porque o setor de telecomunicações se desenvolveu tanto assim”, observou Alencar diante do público. O evento, organizado pelo Comitê Feminino Telebrasil, tem como objetivo promover a integração das mulheres ligadas ao setor de telecomunicações. Além disso, promove e divulga programas de assistência social, abordando ainda temas culturais, artísticos e ligados à saúde. 

O 9.º Painel Feminino teve como palestrantes: Beatriz Scvirer, especialista em turismo da Embratur, que falou sobre o turismo como um caminho para o desenvolvimento social; Roberto Crema, psicólogo e vice-reitor da UNIPAZ (Universidade Holística da Paz), que abordou o tema “Saúde e Plenitude”; e Malba Trindade de Aguiar, especialista em Artesanato Brasileiro, com a apresentação “Brasil Artesão”. Uma exposição com o mesmo nome foi organizada por Malba, em parceria com o Comitê Feminino Telebrasil, no Hotel Blue Tree Park Brasília, entre os dias 13 e 16 de novembro.

Durante o evento, representantes da Apae, da Campanha Alfabetização Solidária e da UNIPAZ apresentaram seus importantes projetos, respectivamente, nas áreas de assistência a excepcionais, educação e cultura da paz. Nos intervalos, variados sorteios de brindes e finais-de-semana em resorts causaram frisson entre as participantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo