Próximo Painel se inicia às 20h do dia 26 de agosto, no Jequitimar Hotel, Guarujá (SP)

20090526-foto1

Para marcar em sua agenda: 26 de agosto próximo (quarta-feira), às 20h, abertura solene do 53º Painel Telebrasil, no Sofitel Jequitimar Hotel, Guarujá, (SP), seguida de jantar com a presença de importantes autoridades, associadas, imprensa e convidados; 27 de agosto (quinta-feira), Jornada Executiva, com o tema “Projeto Nacional de Banda Larga – Investimento em Inovação, Produtividade e Competitividade com Inclusão Social”, com a TELEBRASIL divulgando seu posicionamento sobre as questões tratadas; e, à noite, jantar de congraçamento encerrando o tradicional evento do calendário das telecomunicações.

Numa decisão da diretoria da TELEBRASIL, o 53º Painel terá como foco “Banda Larga: Uma Prioridade Nacional”. Justificando a escolha do tema, afirmou o presidente da TELEBRASIL, Antonio Carlos Valente, que “a banda larga é a prioridade do País e de todas as empresas prestadoras e foi escolhido como base do Painel que acontece este ano”. Distintamente de painéis anteriores, o TELEBRASIL 2009 virá concentrado numa só jornada de trabalho, que, inclusive, contará com a divulgação dos posicionamentos da TELEBRASIL frente aos importantes temas abordados.

A abertura solene do 53º Painel está prevista para as 20h do dia 26 de agosto (quarta-feira), no espaço de convenções do Sofitel Jequitimar Hotel, no Guarujá, a 90 km da capital paulista. Imediatamente após a cerimônia, ocorrerá um jantar solene, nas dependências do hotel, com a presença de importantes autoridades, associadas, imprensa e convidados.

O Painel Executivo

O Painel Executivo terá início às 9h do dia 27 de agosto (quinta-feira), e se estenderá por todo o dia, até às 18h. O Painel Executivo se destina a ser uma grande jornada de trabalho, com a participação de palestrantes advindos de diversos agentes da sociedade, ligados às telecomunicações e ao fundamental tema banda larga. Todos os palestrantes convidados ocupam posições de primeiro nível em suas respectivas entidades.

Do ponto de vista da organização da programação, o Painel Executivo terá duas grandes sessões: uma pela manhã e outra à tarde. Não foram esquecidos os intervalos para um “café de relacionamento”. Previsto ainda para a noite do mesmo dia o jantar de congraçamento, onde se encerrarão as atividades do 53º Painel Telebrasil.

Banda Larga: prioridade nacional

O tema do 53º Painel “Banda Larga: Uma Prioridade Nacional – Investimento em Banda Larga para o Aumento da Inovação, Produtividade e Competitividade com Inclusão Social” será desdobrado em duas grande sessões ou Painéis.

O primeiro Painel (Painel da manhã), de cunho mais econômico, tratará de “Investimento em Banda Larga para o Aumento da Inovação, Produtividade e Competitividade Nacional”. O segundo Painel (Painel da tarde), de enfoque mais social, tratará do “Investimento em Banda Larga para a Aceleração da Inclusão Social com a Universalização e a Melhoria da Qualidade da Educação”. Os Painéis da manhã e da tarde (Painéis 1 e 2) terão, cada um, dois grande blocos.

Para o Painel da manhã, estão previstos, para o “primeiro bloco”, palestras dos dirigentes máximos de entidades como o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) e o CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). O Painel da manhã, no seu “segundo bloco”, se completará com palestras dos dirigentes da FEBRATEL (Federação Brasileira de Telecomunicações) e da Febranor (Federação Brasileira de Notários e Registradores).

Já o Painel da tarde, em seu “primeiro bloco”, estão sendo convidadas palestras da Fundação Getúlio Vargas (Centro de Políticas Sociais), da Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, da Coordenação Geral do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) e do Instituto de Economia da UFRJ; e, para o “segundo bloco”, palestras da Casa Civil da Presidência da República (Projeto Banda Larga nas escolas). Ainda no segundo bloco, a participação de dirigentes da Fenaert (Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão), da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda) e da Fenec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas).

TELEBRASIL se posiciona

Inovando, o 53º Painel apresentará o posicionamento oficial da TELEBRASIL sobre os dois grandes temas tratados: a banda larga como investimento econômico e a banda larga sob o enfoque social. Os dois posicionamentos da TELEBRASIL serão apresentados por diretores da casa.

A diretoria da TELEBRASIL terá uma participação ativa na condução dos trabalhos do 53º Painel. Além da apresentação do posicionamento da TELEBRASIL por dois diretores, outros dois executivos coordenarão o desenrolar das apresentações nas sessões da manhã e da tarde. A lembrar que a diretoria executiva da TELEBRASIL é formada, em sua maioria, pelos principais executivos das grandes concessionárias de telecomunicações.

Um Painel Telebrasil sem debates não seria um evento da grife TELEBRASIL. A casa se orgulha da tradição de ser um grande fórum democrático destinado a propiciar uma convergência de idéias e opiniões ligados às (Tele)Comunicações. O 53º Painel previu espaço para debates entre os palestrantes (serão dois debates executivos) e também com o plenário (serão dois debates com o plenário).

A presença de autoridades do Poder Executivo não foi esquecida. Estão sendo convidados para proferir pronunciamentos os titulares dos Ministérios das Comunicações, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação, além do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.

A organização do 53º Painel corre por conta da empresa SCAE Eventos, que cuidou da produção de diversos acontecimentos anteriores. As inscrições para 53º Painel estarão disponíveis, em breve, no site do próprio evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo