São Paulo precisa de mais conectividade para ser uma cidade inteligente

06/09/2018

O município de São Paulo precisa de conectividade e de mais infraestrutura para se tornar uma cidade inteligente, sustenta o secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg. Segundo ele, sem conectividade, não é possível desburocratizar os serviços. Por conta da legislação atual, há cinco anos as prestadoras não têm autorização para instalar uma estação radiobase (ERB) em área pública na capital paulista.

À Newsletter da Telebrasil, Daniel Annenberg garantiu que o Poder Executivo de São Paulo está fazendo todas as gestões possíveis junto à Câmara de Vereadores para agilizar a votação do PL 751/13. “Se a legislação atual não mudar, será muito difícil tornar São Paulo uma cidade inteligente”, advertiu. Otimista, o secretário disse acreditar na aprovação do PL o quanto antes. “O projeto tem todo o nosso apoio”, reforçou.

No ranking Cidades Amigas da Banda Larga, elaborado pela consultoria Teleco e divulgado no Painel Telebrasil 2018, São Paulo ocupa a penúltima colocação (99º), ficando à frente apenas de Brasília. O ranking classifica os municípios conforme as condições apresentadas (legislação, burocracia e custos) para a implantação de infraestrutura de rede.

Durante o workshop “Os desafios para a ampliação dos serviços de telecomunicações nos municípios”, realizado na Fiesp, Annenberg afirmou ainda que, aprovado o PL 751/13, a prefeitura se compromete a criar um sistema auto declaratório e eletrônico de licenciamento para reduzir a burocracia no processo.

O principal feito do PL 751/13 é mudar a conceituação de uma estação radiobase (ERB), que passa a ser um equipamento, e não mais uma edificação. Essa alteração faz, por exemplo, com que as prestadoras deixem de ser responsabilizadas caso um condomínio em que tenham instalado uma antena cometa alguma infração de ocupação do solo, mesmo sem qualquer relação com a antena.

Assistam à entrevista do secretário de Tecnologia e Inovação da prefeitura de São Paulo, Daniel Annenberg.

Fiesp: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Veja mais matérias da Newsletter da Telebrasil

Governo, Anatel e prestadoras criam força-tarefa para incentivar adequação dos municípios à Lei Geral das Antenas


Mobilização é para mostrar aos gestores públicos que quanto mais infraestrutura disponível, melhores serão os serviços prestados ao cidadão e mais recursos serão destinados à economia local. Leia mais

Anatel: antenas de celulares não fazem mal à saúde dos brasileiros


Agência enfatiza que são utilizados os mais modernos sistemas de controle para assegurar o cumprimento dos limites de radiação determinados pela Organização Mundial da Saúde. Leia mais

Conectividade de tudo só funciona com antenas


As restrições à infraestrutura afetam o 4G e podem travar o 5G no Brasil, alerta o presidente do Teleco, Eduardo Tude. Leia mais


Copyright © 2017-2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital