Telebrasil publica os trabalhos do Projeto 5G Brasil

5g-logo-releaseBrasília, 13/08/18 – Já estão disponíveis para consulta e download os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no âmbito do Projeto 5G Brasil. Criado em fevereiro do ano passado, o Projeto 5G Brasil reúne representantes da indústria e das prestadoras de serviços de telecomunicações, do Governo Federal, Anatel, academia e centros de desenvolvimento tecnológico.

Na página do Projeto (http://www.telebrasil.org.br/5gbrasil/), estão disponíveis cinco primeiros trabalhos aprovados pelo Conselho Diretor do projeto:

• Infraestrutura para 5G – Uma Visão Geral;
  • Avaliação do uso de redes via satélite como backhaul para ERBs 5G;
  • Descrição dos Pré-Padrões 5G Globais;
  • Seleção de Pré-padrões 5G e Descrição dos Tópicos de Análise;
  • Análise de Atividades de Padronização das Redes 5G no 3GPP.

O objetivo do Projeto 5G Brasil é fomentar a construção do ecossistema de quinta geração de telefonia móvel no País e sua participação nas discussões internacionais. O 5G trará para o Brasil, num futuro próximo, a evolução dos serviços móveis, com internet mais robusta e veloz e o avanço para o mundo da Internet das Coisas.

O ecossistema de 5G engloba a pesquisa básica e aplicada, o desenvolvimento de produtos e soluções de sistemas de engenharia, industrialização de produtos e soluções e aplicações práticas e compartilhamento de informações.