Cobertura 4G já chega a 4 mil municípios brasileiros

release-081Avanço do 4G e do 3G no Brasil está bem acima das obrigações de cobertura definidas nos leilões das licenças de serviços móveis
Brasília, 05/06/18 – As redes de 4G de telefonia celular e internet móvel já estão disponíveis em 4.004 municípios brasileiros, onde moram 94% da população do País. Essa cobertura é quase quatro vezes superior à obrigação estabelecida nos leilões das licenças de serviços móveis, de 1.079 municípios.
De acordo com balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), no mês de abril foram ativados 2,105-06-2018-cobertura-4-g milhões de novos chips de 4G, alcançando ao todo 112,4 milhões de acessos de quarta geração. No período de 12 meses, entre abril de 2017 e abril deste ano, foram ativados 38 milhões de novos acessos, um crescimento de 52% no período.
A cobertura de 3G, por sua vez, está em 5.266 municípios, onde moram 99,2% da população brasileira. Desde abril de 2017, 250 novos municípios receberam as redes de 3G. Ao todo, o número de acessos 3G chega a 75 milhões no País. A cobertura 3G também ultrapassa em muito a obrigação atual, que é de 3.917 municípios.
No total, o Brasil já conta com 206,4 milhões de acessos à internet pela rede móvel. Considerados os acessos fixos e móveis, os dados de abril mostram um total de 236,3 milhões de acessos no País. Destes, 29,9 milhões são em banda larga fixa, segmento que cresceu 9,6% em 12 meses, com 2,6 milhões de novos acessos.