Brasil ultrapassa 100 milhões de acessos 4G em 2017

release-072Avanço do 4G e do 3G no Brasil está bem acima das obrigações de cobertura definidas nos leilões das licenças de serviços móveis
Brasília, 30/01/18 – O Brasil fechou 2017 com 102 milhões de acessos 4G, um crescimento de 70% nos últimos 12 meses. As redes de quarta geração também tiveram crescimento expressivo em 2017 e já estão em operação em 3.823 municípios, onde moram 93% da população brasileira. Essa cobertura é mais de três vezes superior à obrigação estabelecida nos leilões das licenças de serviços móveis, que prevê uma cobertura de 1.079 municípios.
30-01-2018-brasil-ultrapassa-100-milhoes-de-acessos-4g-em-2017
30-01-2018-brasil-ultrapassa-100-milhoes-de-acessos-4g-em-2017 tabela
Segundo balanço de dezembro de 2017 da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), 2.297 novos municípios receberam as redes de 4G, um crescimento de 150% no ano passado.
A cobertura de 3G também mostrou expansão, alcançando 5.131 municípios em dezembro, onde moram 98,8% da população brasileira. Desde dezembro de 2016, 146 novos municípios receberam as redes de 3G. Ao todo, o número de acessos 3G chega a 83,7 milhões no País. A cobertura de 3G ultrapassa em muito a obrigação atual, que é de 3.917 municípios.
Ao todo, já existem no Brasil 204,1 milhões de acessos à internet pela rede móvel. Consideradas os acessos fixos e móveis, os dados de dezembro de 2017 mostram um total de 233 milhões de acessos no País. Destes, 28,7 milhões são em banda larga fixa, segmento que cresceu 7,8% no ano passado, com 2,2 milhão de novos acessos.