Telebrasil homenageia o jornalista Ethevaldo Siqueira pelos 50 anos de profissão

Logo  61painel- release-TELEBRASIL2017  JPGBrasília, 28/09/2017 – A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) homenageou o jornalista Ethevaldo Siqueira pelos 50 anos de profissão, dedicados à cobertura especializada de telecomunicações e de novas tecnologias. Durante o Painel Telebrasil 2017, Ethevaldo recebeu o título de “Sócio Honorário” da Telebrasil das mãos do presidente da Associação, Luiz Alexandre Garcia.
"É um jornalista que sempre apoiou muito as telecomunicações, desde um tempo mais longínquo, quando as tecnologias não eram tão difundidas e sofisticadas como hoje”, disse Garcia durante a entrega do prêmio. “Sempre defendeu muito a privatização do sistema Telebras, não por ideologia política, mas, sim, pela melhor prestação de serviços para os brasileiros", acrescentou o presidente da Telebrasil.
Com um discurso denso e emocionado, Ethevaldo começou confessando suas duas grandes paixões: o jornalismo e as telecomunicações. Relembrou o início de sua trajetória na profissão, em 1967, pelo jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalhou 45 anos e viveu inúmeras experiências como repórter, editor e colunista. Desde o primeiro dia se dedicou à cobertura do setor. Sua primeira reportagem, em 1967, foi sobre a instalação do recém-criado Ministério das Comunicações.
“O jornalista precisa contar com duas circunstâncias favoráveis: estar no lugar certo, na hora certa. Além dessa sorte, precisará contar com o apoio de bons amigos, porque ninguém constrói nada sozinho na vida”, disse Ethevaldo, nominando vários representantes da história do setor, entre eles o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, e o presidente do Conselho de Administração da Algar, Luiz Alberto Garcia, presentes no Painel Telebrasil 2017.
O jornalista citou vários fatos e coberturas realizadas em sua carreira, em especial a privatização das telecomunicações. “Acompanhei de perto e lutei pela modernização setorial”, afirmou Ethevaldo, mostrando a evolução do setor desde 1998, como o crescimento do número de acessos fixos e móveis, que saltou de 24,5 milhões para 284 milhões, hoje, e os investimentos de R$ 720 bilhões feitos pelas empresas privadas.
“Como jornalista, aprendi que nós, brasileiros, precisamos lutar de forma implacável contra a corrupção, consolidar a democracia, e construir um País realmente moderno e desenvolvido”, disse Ethevaldo, encerrando seu discurso, que pode ser lido na íntegra aqui.
O Painel Telebrasil 2017 ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro e é o mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações. Neste ano, o tema foi Telecomunicações, um novo ciclo.