Associações do Brasil e da Europa assinam Memorando para desenvolvimento do 5G

5g-iaBarcelona, 27/02/2017 – Projeto 5G Brasil e a 5G Infraestructure Association assinam amanhã um Memorando de Entendimento (anexo) para o desenvolvimento da quinta geração de serviços móveis (5G). A assinatura do memorando ocorrerá durante o o Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha.

Entre os objetivos do memorando está a troca de informações e programas de trabalho em áreas de interesse mútuo sobre sistemas e redes de telecomunicações em 5G, a cooperação entre indústrias e organismos europeus e brasileiros, a participação em fóruns de discussão para a padronização do 5G, o desenvolvimento de protótipos e a elaboração de futuras normas globais sobre o tema.

A participação do Brasil nessas discussões traz a possibilidade de fomentar a construção do ecossistema de quinta geração de telefonia móvel no País. Nesse sentido, foi lançado no dia 15 de fevereiro o Projeto 5G Brasil, com representantes da indústria e das prestadoras de serviços de telecomunicações, do governo federal brasileiro, da Anatel, academia e centros de desenvolvimento tecnológico.

Na ocasião, o ministro de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, ressaltou a importância da criação do Projeto 5G Brasil. Na avaliação do ministro, a iniciativa complementa as ações em curso pelo governo federal brasileiro para o fomento ao desenvolvimento da tecnologia 5G, entre elas o financiamento a projetos de pesquisa e desenvolvimento, a participação em fóruns de padronização e a cooperação internacional, trazendo a importante interlocução do setor privado por meio das entidades representadas pela associação.

Na avaliação do secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, o Brasil tem a oportunidade de antecipar à implantação do 5G no País, criando um ambiente forte para a inovação, para o desenvolvimento sustentável do setor móvel e para a geração de conhecimento no País. Participam do Projeto 5G Brasil até o momento a Abinee, Anatel, Cetuc, ClearTech, CPqD, Ericsson, Fitec, Huawei, Inatel, Informa, MCTIC, NEC, Nokia, Oi, Qualcomm, Sindisat, SindiTelebrasil, Telebrasil, Telefônica, TIM e Trópico.