Preço médio do minuto do celular cai 18% em 2012

Acesso mais barato leva um número maior de brasileiros a usar o serviço e amplia o tempo de uso do telefone celular

Brasília, 25 - O preço médio do minuto da telefonia celular no Brasil caiu 18% em 2012. Essa queda refletiu principalmente no aumento da base de clientes da telefonia móvel, permitindo que cada vez mais brasileiros usufruam desses serviços. Hoje, são mais de 262 milhões de acessos e a cobertura de terceira geração (3G) já alcança 3.309 municípios, ampliando as possibilidades de conexão em banda larga.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o preço médio do minuto da telefonia móvel, com impostos, caiu de R$ 0,21 no de fim 2011 para R$ 0,17 em dezembro de 2012. No mesmo período, o índice que mede o tempo médio mensal de uso do celular por usuário (MOU na sigla em inglês) subiu 9%, passando de 115 minutos para 125 minutos. Se levarmos em conta os últimos cinco anos, a queda no preço do minuto foi de 56% e o aumento no tempo médio de uso do celular chegou a 52%.

preco medio do minuto do celular cai 18 em 2012preco medio do minuto do celular cai 18 em 2012 2O levantamento mostra ainda uma evolução no acesso à internet pela rede móvel. Em 2007, a receita com tráfego de dados pelo celular representava 8% da conta média do brasileiro e, no ano passado, subiu para 22% da conta média. Projeção da Cisco indica que o volume de dados na rede móvel por usuário vai crescer 60% ao ano até 2017.

A forte competição, aliada aos ganhos de escala, tem sido fator importante para impulsionar a queda dos preços. De acordo com Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH), que avalia o grau de concentração de um segmento, o mercado brasileiro de telefonia móvel é um dos mais competitivos do mundo.

A telefonia móvel e especialmente a banda larga pelo celular já se revelaram como meio essencial para a inclusão digital e social da população. Nesse sentido, a Telebrasil entende que uma maior redução dos preços e num ritmo mais acelerado deve ser incentivada com medidas que reduzam a carga tributária sobre os serviços e que estimulem sua massificação.