Acessos em banda larga ultrapassam 88 milhões em janeiro

Velocidade média de conexão da banda larga no Brasil dobrou nos últimos anos, chegando a 6,56 Mbps em janeiro, segundo a consultoria Net Index

Brasília, 4 - Os acessos em banda larga, fixa e móvel, chegaram a 88,2 milhões em janeiro de 2013, com crescimento de 37% em relação ao mesmo período do ano passado. Balanço mensal divulgado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) mostra que de janeiro de 2012 a janeiro deste ano 24 milhões de novos acessos foram habilitados em todo o País.

A cobertura das redes de terceira geração (3G), que permitem conexão em banda larga pelo celular, já chegou a 3.309 municípios. Desde janeiro de 2012 houve um incremento de 22%, com a instalação das redes de 3G em 595 novos municípios. Somente em janeiro deste ano, a tecnologia 3G foi ativada em 24 novos municípios.

No próximo mês começa a operação da quarta geração da telefonia celular (4G), com velocidades de conexão bastante superiores às daacessos em banda larga ultrapassam 88 milhoes em janeiro 3G. A cobertura começa pelas seis cidades-sede da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Em dezembro deste ano, as redes de 4G devem começar a funcionar também nas sedes da Copa do Mundo: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

Móvel - A evolução mais significativa em número de acessos verificada em janeiro se deu no segmento móvel da banda larga, com 47% de crescimento em relação ao mesmo mês de 2012. A internet rápida pela rede móvel alcançou um total 67,6 milhões de acessos, sendo 53,9 milhões de conexões de celulares 3G, incluindo os smartphones, e 13,7 milhões de terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M). A banda larga fixa, por sua vez, chegou a 20,7 milhões de conexões em janeiro.

Velocidade – Levantamento de 23 de janeiro da consultoria Net Index, que testa a velocidade da banda larga em vários países, mostrou que a velocidade média da banda larga fixa no Brasil é de 6,56 Mbps. O mesmo levantamento revela que a velocidade média das conexões do País cresceu 12% desde janeiro do ano passado e mais que dobrou considerando os últimos três anos. O estudo da Net Index mostra ainda que 95% da velocidade contratada pelos clientes são entregues pelas prestadoras dos serviços.