A cada dia, 71 mil novos acessos foram adicionados à base em 2012, alcançando um total de 26 milhões de novos clientes ao longo do ano

Brasília, 22 – O Brasil fechou 2012 com 342,3 milhões de acessos de telecomunicações, incluindo os serviços de telefonia fixa, celular, banda larga e TV por assinatura. De acordo com balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), no ano passado 26 milhões de novos acessos foram ativados, o que representa um crescimento de 8,2% em relação a 2011. A evolução do setor é tão significativa que a cada dia 71 mil novos acessos foram adicionados à base.

A banda larga foi o segmento que mais evoluiu em 2012, com 45% de crescimento em relação a 2011. O Brasil já conta com 86 milhões de acessos, sendo 66 milhões de banda larga móvel e 20 milhões de banda larga fixa. Na banda larga móvel a expansão em 2012 foi de 60% e a banda larga fixa cresceu 10%.

A telefonia móvel apresentou crescimento de 8% no ano, com 19,5 milhões de novos chips ativados. Em dezembro do ano passado, o Brasil fecha 2012 com mais de 342 milhões de acessos de serviços de telecomunicaçõesBrasil contabilizou 262 milhões de telefones móveis. A telefonia móvel está presente em todos os municípios brasileiros e há competição entre pelo menos três prestadoras em cidades que concentram 86% da população do Brasil. As redes de terceira geração (3G), que permitem conexão à internet em banda larga móvel, estão operando em 3.279 municípios, onde moram 88% dos brasileiros. A cobertura 3G cresceu 24% em 2012.

A telefonia fixa também apresentou evolução, alcançando 44 milhões de acessos. No ano passado, 1 milhão de novas linhas de telefones fixos foram ativadas, com crescimento de 2,4% frente a 2011. A telefonia fixa está presente em 39,6 mil localidades e apresenta um dos maiores índices de competição do mundo, com 32% de participação das autorizatárias na base total de clientes.

As redes das concessionárias de telefonia fixa que permitem a oferta de serviços de banda larga chegam a todos os municípios brasileiros. Essa infraestrutura permitiu a realização de um dos maiores programas de inclusão social – o Banda Larga nas Escolas – pelo qual as prestadoras levam internet rápida gratuita a 66 mil escolas públicas urbanas.

O setor de TV por assinatura, por sua vez, cresceu 27% em 2012, chegando a 16,2 milhões de acessos. Só no ano passado, 3,4 milhões de novos assinantes entraram na base de clientes dos serviços de TV paga.

Essa expansão acelerada mostra o empenho do setor de telecomunicações em atender à forte demanda dos brasileiros por serviços cada vez mais modernos e de qualidade, além de oferta variada para os mais diferentes perfis de consumo. A Telebrasil entende que os investimentos necessários a essa evolução devem continuar a ser incentivados, com medidas de desoneração tributária e regras que facilitem a instalação de infraestrutura e estimulem o surgimento de novos modelos de negócios.