Internet das Coisas: imposto demais inviabilizará a tecnologia no Brasil

02-04-2018-internet-das-coisas-impostoUma das ações elencadas na Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital), recém-lançada pelo governo, a massificação dos dispositivos conectados só vai acontecer se o Estado entender que é preciso viabilizar os modelos de negócios, observa o diretor do MCTIC, José Gontijo. Outro ponto destacado é a urgência na capacitação do brasileiro.

IoT é um continente de oportunidades para o agronegócio

02-04-2018-iot-agronegocioA economia digital instiga a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a massificar o uso da IoT em todos os segmentos da agricultura, diz o presidente da companhia, Cléber Soares.

Tecnologia é o pilar da reforma tributária

02-04-2018-tecnologia-reforma-tributariaToda a cobrança de impostos será feita por uma plataforma 100% online, observa o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator da proposta, que adverte para a necessidade de a votação acontecer até junho.

Cresce a satisfação dos usuários de serviços de telecomunicações em 2017

02-04-2018-satisfacao-consumidorPesquisa da Anatel mostra que a telefonia móvel pós-paga passou a ser o serviço mais bem avaliado em satisfação geral no ano passado.

Fundos setoriais de telecomunicações recolheram R$ 4,9 bilhões aos cofres públicos em 2017

02-04-2018-fundos-setoriaisSó o Fistel recolheu R$ 2 bilhões, o que inviabiliza aplicações de Internet das Coisas, uma vez que sobre cada chip em operação é cobrado um valor anual de R$ 13,42. Desde 2001, já foram arrecados R$ 91 bilhões para os fundos, mas apenas 8% desse valor foram utilizados para os fins que foram criados.

Apenas 1,2% dos serviços do Governo Federal estão disponíveis para smartphones

02-04-2018-servicos-governo-smartphonesO Censo de Serviços Públicos, realizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), constata que mais de 30% dos serviços ainda são prestados exclusivamente no balcão. “O Estado demorou a compreender o novo perfil do cidadão brasileiro”, afirma Gleisson Cardoso Rubin, Secretário interino de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do MPDG.

Anatel faz teste de campo para avaliar frequências para o 5G

02-04-2018-anatel-teste-5gAgência reguladora está finalizando um teste de campo com o uso da faixa de 3,5 GHz e também trabalha para o uso das faixas de 26 GHz e 40 GHz.

Agenda da Indústria 4.0 exige o fortalecimento do setor de TICs

02-04-2018-agenda-da-industria40Com menos de 5% das empresas brasileiras podendo ser conceituadas como Indústria 4.0, o governo federal lançou uma agenda, com previsão de investimentos de R$ 8,6 bilhões, para incentivar a modernização do parque fabril nacional com o uso de tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

Governo elege a nova Lei de Telecom como instrumento de fomento à Estratégia Digital

02-04-2018-lei-telecomInstituída pelo presidente Michel Temer, a E-Digital dispõe de um conjunto de 100 ações para impulsionar a digitalização no País nos próximos quatro anos. No eixo referente às TICs, ficou estabelecido o avanço da oferta de banda larga móvel com a massificação do 4G.

Desigualdade digital só acaba com a redução dos impostos

06-03-2018-desigualdade-digital“O governo cobra das prestadoras e cobra dos equipamentos vendidos ao consumidor. Se os tributos baixassem, haveria um grande impulso para a banda larga”, afirma o professor Arthur Barrionuevo Filho, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

Três em cada quatro brasileiros possuem um telefone móvel para uso pessoal

06-03-2018-brasileiros-telefone-movelPesquisa PNAD Contínua, do IBGE, apura que 138,3 milhões de brasileiros, ou 77,1% da população, tinham celular próprio no fim de 2016. Números mostram a necessidade de definição de políticas públicas que ampliem o acesso da população à internet. Também evidencia a urgência em atualizar as legislações municipais de antenas para melhorar a qualidade dos serviços.

Pagina 1 de 12

Nossa Newsletter