Estudo indica que 41% dos internautas brasileiros com smartphones compram via apps

18/09/2015

O uso de aplicativos móveis para compras de mercadorias físicas está se popularizando aos poucos no Brasil. Nos últimos seis meses, 41% dos internautas brasileiros donos de smartphones fizeram pelo menos uma compra de bem físico através de um app móvel. É o que revela a primeira pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: M-commerce no Brasil, para a qual foram entrevistadas 1.247 pessoas online, entre 25 de agosto e 3 de setembro. O estudo tem validade estatística, pois respeita as proporções por idade, renda e distribuição geográfica do universo de internautas brasileiros – grupo que corresponde a aproximadamente metade da população do país. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

As quatro categorias de produtos mais comprados via smartphone pelos internautas brasileiros são: eletroeletrônicos (30%), acessórios de moda (29%), roupas (26%) e comida (25%). Os percentuais entre parênteses representam a proporção de entrevistados que usam m-comerce que citaram a respectiva categoria – era permitido marcar mais de uma. A lista completa tinha 15 categorias. No grupo que realizou alguma compra via app de comércio móvel, há uma concentração nas classes A e B e entre os mais jovens, com idades entre 18 e 45 anos. Em algumas categorias, nota-se um desequilíbrio de gênero: em eletroeletrônicos há predominância de homens e em acessórios de moda, de mulheres.

Fonte: Converge