Governo surpreende setor de Telecom com revisão da desoneração

31/08/2015

O governo surpreendeu o setor de Telecom - reunido para o 59º Painel Telebrasil, em Brasília - ao anunciar, por meio do ministro do Planejamento, Nélson Barbosa, que irá rever a desoneração concedida por meio dachamada Lei doBem (lei nº 11.196/05) e que reduziu a zero das alíquotas do PIS/Cofins na venda a varejo de computadores e notebooks - e que hoje também abrange tablets, modems, smartphones e roteadores digitais.

O anúncio foi feito após uma visita dos ministros da Fazenda, Joquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros. Com amedida, que inclui ainda a revisão da tributação de bebidas como vinhos, destilados e sobre operações de crédito do BNDES, o governo planeja recuperar R$ 11 bilhões aos cofres públicos para recuperar o déficit orçamentário do governo.

O fim da desoneração dos smartphones pegou as teles e as autoridades presentes ao Painel Telebrasil de surpresa. O presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu, lamentou. "O preço vai aumentar é para o consumidor final", disse. O executivo preferiu não tecer comentários sobre a ação - até porque não tinha conhecimento decomo será, na prática, essa revisão - se o benefício será zerado ou se terá uma revisão de alíquota. "Mas não é uma boa medida.A inclusão digital aconteceu por meio dos smartphones. Aparelho mais caro, significa que menos gente terá poder de comprar", ponderou.

Desde a criação do programa de desoneração para PCs em 2005, segundo dados oficiais do Minicom, a produção nacional de computadores aumentou de 4 milhões para 22 milhões de unidades por ano (incluindo tablets e notebooks). Até 2017, o Brasil poderia alcançar a relação deumcomputador para cada habitante, segundo estimativas da Fazenda. A renúncia fiscal do governo para 2015 era estimada em R$ 7,9 bilhões em 2015. Nos smartphones, o único bem eletrônico que sentiu o momento econômico, mas manteve as vendas no primeiro semestre, o setor estimava uma produção de46 milhões de unidades, o que corresponderá a70% do mercado de celulares no país.

Fonte: Convergência Digital

cadastre sua empresa

Associados

Fique Informado!

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Recomende aos amigos!

logo-telebrasil 11

  

TELEBRASIL


foto-localizacao-telebrasil 

Razão Social: TELEBRASIL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES
Tel.: +55 (21) 2244-9494
Fax:+55 (21) 2542-4092
CNPJ/MF: 42.355.537/0001-14
Inscrição Municipal: 01.062.450

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.