Sete em cada 10 brasileiros usam a internet

06/09/2019

A pesquisa TIC Domicílios 2018, divulgada no final de agosto, mostra que 7 em cada 10 brasileiros usam a internet no País. Ao todo, são 127 milhões de internautas, o que representa um crescimento de 37% nos últimos cinco anos. Em 2013, metade da população estava conectada; agora, já são 70%. O principal meio de acesso à internet no Brasil é o celular. Segundo a pesquisa, 97% dos internautas com conexão usam o smartphone para navegar, 43% usam o computador, 30%, a TV e 9%, o videogame. Isso reforça a tendência, já verificada nos últimos anos, de preferência do brasileiro pela mobilidade na conexão.

O setor de telecomunicações entende que o acesso poderia ser ainda maior com a atualização do marco regulatório de telecomunicações, permitindo que os investimentos hoje obrigatórios na telefonia fixa e em orelhões sejam destinados à expansão da banda larga. Também importante é a utilização dos recursos dos fundos setoriais, especialmente o Fust, para atender às camadas mais baixas da população e regiões remotas.

A pesquisa mostra também que o uso da internet no Brasil é intenso: 89% dos usuários acessam a internet todos os dias. Há cinco anos, esse percentual era de 71%. Esses dados confirmam o crescimento no tráfego de dados, especialmente nas redes móveis, reforçando a necessidade de atualização das leis municipais para a instalação de antenas e fibra óptica. No Brasil, grandes cidades, como São Paulo e Belo Horizonte, estão com leis ultrapassadas que impedem a expansão dos serviços e o atendimento adequado à demanda.

Quando o indicador é sobre a conexão no domicílio, a pesquisa mostra que 67% dos lares brasileiros têm acesso à internet, o que corresponde a 46,5 milhões de domicílios. Nos últimos cinco anos, a proporção de domicílios conectados cresceu 55%, de 43% para 67%. A expansão tem se dado principalmente entre as classes C e D/E, que no último levantamento apresentaram índices de conexão de 76% (classe C) e de 40% (classe D/E). Nesta última, o crescimento foi de 33% de 2017 para 2018 e mais que dobrou desde 2015.

A pesquisa confirma ainda que o uso do celular está disseminado no Brasil: 88% da população usam os serviços móveis, sendo 90% dos moradores das áreas urbanas e 76% dos habitantes da área rural. Fazer e receber chamadas, enviar mensagens, tirar fotos, ouvir música e assistir a vídeos são as atividades mais realizadas no celular.

Fust - Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações

Acompanhe as notícias do setor na AGÊNCIA TELEBRASIL

BRICS: telecomunicações são essenciais à economia digital


Na 5º Reunião de Ministros de Comunicações dos BRICS foi assinada uma declaração com intenções de parcerias nas áreas de comunicação, informação e tecnologias digitais. Leia mais

Economia digital expande a fronteira para a geração de novos negócios


“Com a chegada do 5G, da Internet das Coisas, das cidades inteligentes, vamos ter muito mais possibilidades de mostrar o potencial nacional”, projeta o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes. Leia mais

Cobertura rural do 5G exige soluções que atendam ao agronegócio


A rentabilidade das redes de nova geração está diretamente ligada à oferta de serviços que entendam os desafios do campo no Brasil. Leia mais


Copyright © 2017-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital