MCTIC: investimentos em cidades
inteligentes têm de ser perenes

19/06/2019

O governo, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), sinalizou que, em breve, vai lançar um projeto de fomento às cidades inteligentes, segundo afirmou o diretor de Inclusão Digital, Wilson Diniz, durante participação no Painel Telebrasil 2019.

De acordo com ele, o programa será uma continuidade do Cidades Digitais, lançado em 2011, e o objetivo agora é criar condições para que os municípios selecionados possam caminhar com as próprias pernas após o investimento governamental.

“O movimento de cidade inteligente tem de ser perene. Ele não pode depender só do governo”, sustentou Wilson Diniz à Agência Telebrasil. O governo, acrescentou, quer editais que unam a entrega de infraestrutura e a sua gestão.

No edital a ser lançado, antecipou Diniz, haverá a seleção de municípios e das empresas que vão fornecer serviços para essas localidades por demanda. “O modelo de oferta por serviço é uma realidade e será adotado para oferecer soluções que tenham aderência ao município”, observou ainda o diretor de Inclusão Digital do MCTIC. “Reitero que nosso projeto é fazer com que a iniciativa de cidade inteligente fique perene nas localidades escolhidas”. Assistam à entrevista com Wilson Diniz, do MCTIC.

Acompanhe as notícias do setor na AGÊNCIA TELEBRASIL

Lei das Antenas: órgãos federais são obrigados a cumprir a MP 881 e acelerar instalação de infraestrutura


Um dos órgãos que está obrigado a agilizar seus processos é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), diz o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra. O ministério também trabalha para acelerar a adoção do silêncio positivo, mecanismo criado para tornar mais rápida a concessão de autorizações para instalação de infraestrutura. Leia mais

Sem antenas, Brasil fica bem longe dos benefícios do 5G


A nova tecnologia móvel permitirá o aumento da competitividade do País, mas sem atualização da legislação, o Brasil corre sério risco de perder o momento da transformação digital. Leia mais


Copyright © 2017-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital