Uberlândia, em MG, lidera o Ranking Serviços de Cidades Inteligentes

19/06/2019

Uberlândia, em Minas Gerais, foi a cidade líder na edição 2019 do Ranking Serviços de Cidades Inteligentes, produzido pela consultoria Teleco.

O segredo da boa performance do município, que está a 587 km da capital mineira e conta com uma população em torno de 600 mil habitantes, reside, de acordo com o prefeito, Odelmo Leão, na efetivação da parceria entre governo e setor privado. “Sem interação entre a gestão pública e o setor privado, não teríamos avançado tanto e não seríamos a cidade que mais oferece serviços digitais do País.”

Para ele, que participou do painel Políticas Públicas e Estratégias para as Cidades Inteligentes, no Painel Telebrasil 2019, realizado de 21 a 23 de maio, em Brasília, o trabalho está apenas começando. Neste momento, contou, a prefeitura conduz uma PPP (parceria público-privada) para a troca de postes de iluminação, em que os tradicionais serão substituídos por outros com lâmpadas de LED e câmeras de segurança instaladas.

O presidente do Conselho do Grupo Algar e presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia, destacou a necessidade de um processo de transformação cultural para que empresas e governos possam fornecer mais qualidade de vida aos cidadãos e fez uma advertência: “Se formos esperar todas as demandas que temos serem solucionadas por lei, corremos o risco de perder a oportunidade de darmos um salto de eficiência utilizando as tecnologias de telecomunicações.”

Acompanhe as notícias do setor na AGÊNCIA TELEBRASIL

Ranking Cidades Amigas da Internet tem São José dos Campos na liderança e Porto Alegre como a melhor capital


Estudo da consultoria Teleco, divulgado no Painel Telebrasil 2019, evidencia a necessidade de atualização de lei municipais que dificultam a instalação de antenas. A capital gaúcha reformulou a sua legislação e pulou das últimas posições para a 4ª colocação. Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo, que mantêm entraves à implantação de antenas, figuram nas últimas posições do ranking entre os 100 maiores municípios brasileiros em população. Leia mais

Teleco: adequação à Lei das Antenas e agilidade nos processos fazem a diferença


"As cidades que avançaram perceberam que conectividade traz desenvolvimento rápido", afirma o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, sobre o impacto dos rankings Cidades Amigas da Internet e Serviços das Cidades Inteligentes. Leia mais


Copyright © 2017-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital