Ranking Cidades Amigas da Internet
tem São José dos Campos na liderança
e Porto Alegre como a melhor capital

19/06/2019

As cidades que estimularam a oferta de serviços de telecomunicações por meio da elaboração de políticas e ações públicas de incentivos à implantação da infraestrutura, em especial, para a instalação de antenas de celular e internet móvel se destacaram na quarta edição do Ranking Cidades Amigas da Internet, produzido pela consultoria Teleco e divulgado no Painel Telebrasil 2019, realizado de 21 a 23 de maio, em Brasília.

A cidade paulista São José dos Campos conquistou a primeira colocação. Nas últimas três edições, a liderança havia ficado com Uberlândia, em Minas Gerais, que neste ano obteve o primeiro lugar na edição 2019 do Ranking Serviços das Cidades Inteligentes.

O Ranking Cidades Amigas da Internet tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telecom, especialmente as antenas de celular e internet móvel. O ranking permite que os municípios identifiquem sua situação e provam as mudanças necessárias na sua legislação.

Depois de atualizar a legislação e facilitar a implantação de antenas, Porto Alegre foi o grande destaque da edição 2019. A cidade gaúcha deu um salto – passou da 80ª para a quarta posição – e despontou como a capital mais bem colocada. Recife apareceu na nona posição e Rio Branco, no Acre, foi a 10ª colocada.

Já as cidades cujas legislações dificultam a implantação de infraestrutura ocuparam as últimas posições no Ranking Cidades Amigas da Internet, tais como Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. A capital federal está na 93ª posição. A capital catarinense aparece na 95ª, Belo Horizonte, na 97ª, e São Paulo, na 100ª e última posição do Ranking Cidades Amigas da Internet.

Clique aqui para ver o estudo completo.

Acompanhe as notícias do setor na AGÊNCIA TELEBRASIL

Teleco: adequação à Lei das Antenas e agilidade nos processos fazem a diferença


"As cidades que avançaram perceberam que conectividade traz desenvolvimento rápido", afirma o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, sobre o impacto dos rankings Cidades Amigas da Internet e Serviços das Cidades Inteligentes. Leia mais

São José dos Campos fica com a primeira colocação no Ranking Cidades Amigas da Internet


Cidade paulista reestruturou sua política para telecomunicações e, em quatro anos, saltou da 21ª posição para a liderança. “Queremos inovar para melhorar a vida do cidadão”, afirma o secretário de Governança da prefeitura de São José dos Campos/SP, Anderson Ferreira. Leia mais


Copyright © 2017-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital