LCA Consultores: Brasil Digital requer dar prioridade às telecomunicações

11/06/2019

Os números demonstram que apostar em uma agenda digital para o Brasil tem potencial transformador, principalmente em ganhos de competitividade. Como apontou a sócia da LCA Consultores Cláudia Viegas, certos compromissos têm o condão de fazer o País recuperar o tempo e, até mesmo, os empregos perdidos nos últimos anos.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, Cláudia Viegas, que proferiu palestra no Painel Telebrasil 2019 (http://www.agenciatelebrasil.org.br/Noticias/TICs-sao-o-caminho-para-o-Brasil-aumentar-a-competitividade-306.html), observou que, nos últimos cinco anos, o Brasil perdeu 32 posições em competividade, mas considera que com uma agenda digital é possível ganhar 31 posições em cinco anos. “A questão é dar prioridade para as telecomunicações, para termos TICs de maneira completa em vários setores. E o bom disso é que as TICs permeiam todos os setores da economia”, afirmou.

Claudia Viegas mostrou, no Painel Telebrasil, como uma única solução de TICs pode determinar grandes resultados. “Telecom é a plataforma básica, mas há transbordamentos na indústria automobilística, nas cidades inteligentes. Por exemplo, uma sintonia maior de semáforos traz efeitos benéficos. Hoje, o brasileiro perde mais ou menos 82 minutos por dia em trânsito. São minutos improdutivos, nem consumindo, nem trabalhando. Reduzir isso soma recursos importantes para e a economia”, apontou.

Nas simulações feitas pela consultoria, o uso de uma solução de TICs mais inteligente nos sinais de trânsito pode resultar em milhões de postos de trabalho, além da geração de bilhões em salários – e consequentemente – impostos. Segundo a LCA Consultores, a simples adoção de TICs pode gerar mais de 13,6 milhões de empregos ao longo de um ano, lembrando que, hoje, há mais de 31,1 milhões de desempregados.

“O Brasil precisa ganhar produtividade, fazer mais com menos, ter uma agenda de desburocratização, alinhar políticas federais, estaduais e municipais para termos de fato sintonia na atração de investimentos e fazer com que tudo isso destrave”. Assistam à entrevista com a sócia da LCA Consultores Cláudia Viegas.

TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação

Acompanhe as notícias do setor na AGÊNCIA TELEBRASIL

Painel Telebrasil aponta caminhos para um novo ciclo de investimentos


Duas décadas de sucesso impõem discussões para definir os rumos do futuro do País e o Painel Telebrasil, segundo o presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações, Luiz Alexandre Garcia, é o marco para avançar nos debates sobre legislação, regulação e tecnologias que possibilitem a transformação digital. Leia mais

Aprovação do PLC 79/16 é essencial para políticas públicas de inclusão digital


Para o conselheiro da Anatel Aníbal Diniz, ao produzir o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações, a agência constrói uma ferramenta para orientar as ações do governo e do mercado daqui para frente. Leia mais

Anatel diz que regulamentação não será entrave para Internet das Coisas


De acordo com o superintendente de Planejamento e Regulamentação da agência, Nilo Pasquali, haverá simplificações nas regras de qualidade, numeração e outorgas, além de um trabalho de convencimento para a eliminação de taxas como o Fistel. Leia mais


Copyright © 2017-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital