GSMA capitaneia compromisso global por responsabilidade digital

05/02/2019

Quarenta líderes de empresas de tecnologia e prestadoras de telecomunicações foram signatários do documento Declaração Digital, apresentado pela GSMA, a associação global que representa operadoras e fabricantes da indústria móvel, durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em janeiro em Davos, na Suíça. A Declaração Digital lembra que o mundo passa por mudanças significativas que afetam empresas e consumidores no mundo digital.

O documento registra que a expectativa é que, até 2022, 60% do PIB estará digitalizado. A GSMA observa ainda que a iminente chegada das redes 5G irá acelerar ainda mais essas mudanças. Ao mesmo tempo, os clientes têm cada vez mais expectativas quanto a serviços digitais e há um teste real da confiança nas empresas. Os princípios da Declaração Digital sugerem os seguintes compromissos das empresas:

1) que respeitem a privacidade de cidadãos digitais;
2) que manejem os dados pessoais com segurança e transparência;
3) que tomem medidas significativas para mitigar ameaças cibernéticas; e
4) que assegurem que todos possam participar da economia digital em desenvolvimento, à medida que se combate o assédio on-line.

Para a GSMA, o cumprimento desses compromissos vai garantir que a internet seja mantida como uma plataforma aberta para expressão e um motor de inovação.

“Estamos prestes a entrar na era 5G. Ela vai despertar novas possibilidades para clientes e promessas de transformar os modelos de praticamente todos os negócios. Diante dessa disrupção, aqueles que adotarem os princípios da Declaração Digital irão se dedicar ao sucesso nos negócios de modo que busquem um melhor futuro para seus clientes e sociedades. Aqueles que resistirem às mudanças podem esperar uma desconfiança cada vez maior de acionistas, reguladores e clientes”, disse Mats Granryd, diretor-Geral da GSMA.

A Declaração Digital foi assinada, entre outros, por empresas como Telefónica, Ericsson, Huawei, Nokia, IBM, LG, Samsung, Sony, Verizon, Vodafone, Deutsche Telekom, KT, China Telecom, China Mobile e o Mobile World Capital Barcelona. A íntegra do documento pode ser acessada em https://www.gsma.com/betterfuture/digitaldeclaration

PIB – Produto Interno Bruto

Acompanhe as notícias do setor na AGÊNCIA TELEBRASIL

Painel Telebrasil 2019


A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais

Marcos Pontes quer trabalhar com a iniciativa privada para acelerar a adoção de TICs


Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações destacou o papel transversal da tecnologia no governo. Em janeiro, ele recebeu a indústria de telecomunicações para conhecer as prioridades do setor. Leia mais


Copyright © 2017-2019 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital