IoT e 5G são fundamentais para
transformação digital

07/12/2018

As características do 5G alinhadas ao desenvolvimento da Internet das Coisas têm potencial transformador, especialmente dentro da estratégia de um país digital já desenhada para o Brasil – embora ela ainda aguarde ser efetivamente abraçada pelo poder político. A nova infraestrutura, apontou o secretário de Inovação do MCTIC, Maximiliano Martinhão, é pilar básico desse caminho.

“Não tem como pensar em um país digital se não tivermos infraestrutura capaz de prestar serviços adequados aos diferentes setores econômicos. Portanto, esse é um item muito importante para a transformação digital do Brasil”, afirmou.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, durante o 5G Global Event, organizado pela Telebrasil nos dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro, Maximiliano Martinhão ressaltou que as próprias características da nova onda tecnológica ampliam o universo de possibilidades em aplicações e negócios.

“O 5G tem três características principais: grande velocidade, baixíssima latência e a possibilidade de prover serviços para milhões de usuários em uma mesma área. Não quer dizer que só com 5G haverá IoT, mas ele certamente trará um grande número de novas aplicações e novos negócios.” Assistam à entrevista com o secretário de Inovação do MCTIC.

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Acompanhe as notícias do setor na AGÊNCIA TELEBRASIL

5G tem vários desafios a serem enfrentados pelo Brasil


A prioridade é permitir que se crie uma infraestrutura com capacidade para conectar as milhares de estações radiobase que serão necessárias para a quinta geração da telefonia móvel, observa o presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia. A participação em um evento global é a prova da relevância do País na indústria mundial de telecomunicações. Leia mais

Dificuldades para implantar infraestrutura travam 5G no País


"O 5G vai precisar de mais antenas e a maior parte delas alimentada por fibras ópticas. Isso significa cavar chão para implantar rede", diz o diretor de banda larga do MCTIC, Artur Coimbra. Leia mais


Copyright © 2017-2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital