Brasil só recupera a competitividade com investimento em educação

08/10/2018

Uma nova sociedade mundial está se delineando, fortemente baseada na tecnologia digital. As mudanças trarão impacto mais profundo do que as demais ondas tecnológicas anteriores, como a Revolução Industrial, preconiza o consultor de TICs e presidente do Instituto de Inteligência Artificial Aplicada, Cezar Taurion.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, Taurion garante que a Inteligência Artificial não chegou para roubar o lugar do homem. Segundo ele, o ser humano é adaptável à nova situação e, na prática, a IA veio para ajudá-lo a 'não cumprir tarefas que são de robôs'. “Empregos vão desaparecer, mas outros vão surgir, e precisamos ajudar a desenhar novas funções para essas pessoas que vão perder os empregos”, afirma.

Taurion lamenta o fato de o Brasil delegar espaço secundário à educação. “Esse é o desafio a ser enfrentado. A busca pela eficiência é obrigatória”, reforça o consultor. Em estudo recente da The Economist Intelligence Unit, cobrindo 35 países que representam 88% do PIB mundial e medindo as competências dos estudantes de 15 a 24 anos para as demandas do mercado de trabalho em transformação, o Brasil aparece na 22ª posição. “O País perdeu competitividade. O Brasil precisa mudar porque o mundo está mudando”, adverte. Assistam à entrevista com Cezar Taurion.

i2a2 - Instituto de Inteligência Artificial Aplicada

Veja mais matérias da Newsletter da Telebrasil

A hora é de preparar profissionais em quantidade e qualidade

Apenas com Internet das Coisas e 5G, estima-se que o Brasil vai precisar de até 200 mil novos profissionais qualificados, observa o secretário-geral da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação, Cesar Rômulo. Leia mais

Procuram-se interessados em atuar na transformação digital


Há vagas disponíveis nas empresas, mas faltam profissionais qualificados para ocupá-las, apontam estudos da Michael Page e da Fundação Getúlio Vargas. As oportunidades de trabalho vão muito além daquelas para especialistas em TICs e se expandem para finanças, educação, saúde, agricultura e governo, entre outras. Leia mais


Copyright © 2017-2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital