Governo e empresas precisam ser parceiros na requalificação para um Brasil digital

08/10/2018

A digitalização da economia elimina a necessidade de diversos campos profissionais, mas cria demanda por novas capacidades. É na requalificação da mão de obra que reside o grande desafio para as empresas, assim como para os mecanismos de apoio governamentais. Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Rafael Moreira, diz que é nítida a necessidade de qualificação e requalificação de profissionais para o mundo digital por conta da 4ª Revolução Industrial.

“Tecnologias novas e emergentes como inteligência artificial, Big Data, impressão 3D, sistemas ciberfísicos, entre outras, vão demandando novos profissionais e novas competências. E a grande dificuldade é treinar e retreinar essa força de trabalho para ser aplicada no contexto das empresas de diversos setores. E esse fosso entre oferta e demanda no ambiente digital tende a ser cada vez mais profundo. É o grande desafio dos próximos anos”, afirma Moreira.

O secretário do MDIC entende que esse é um campo no qual a parceria entre Estado e empresas se torna ainda mais importante. “À medida que os setores vão sendo digitalizados, robotizados, há obviamente uma perda de profissões, por um lado, e o surgimento de novas demandas, por outro lado. Então as políticas de intermediação de mão de obra, processos de requalificação, incentivos públicos como FAT, são fundamentais para que haja um retreinamento, a requalificação para esse novo mundo.” Assistam à entrevista com o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Rafael Moreira.

FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador
MDIC - Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Veja mais matérias da Newsletter da Telebrasil

A hora é de preparar profissionais em quantidade e qualidade

Apenas com Internet das Coisas e 5G, estima-se que o Brasil vai precisar de até 200 mil novos profissionais qualificados, observa o secretário-geral da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação, Cesar Rômulo. Leia mais

Procuram-se interessados em atuar na transformação digital


Há vagas disponíveis nas empresas, mas faltam profissionais qualificados para ocupá-las, apontam estudos da Michael Page e da Fundação Getúlio Vargas. As oportunidades de trabalho vão muito além daquelas para especialistas em TICs e se expandem para finanças, educação, saúde, agricultura e governo, entre outras. Leia mais


Copyright © 2017-2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital