Economia digital exige uma
tributação do século 21

07/06/2018

Atualmente, há muitos tributos incidindo sobre a mesma base, sendo que a maioria não ‘conversa entre si’, o que gera o imposto em cascata, em que o empresário sequer saiba quanto vai pagar de impostos ou para quem vai o dinheiro, observou o professor de Direito Tributário da USP Luís Eduardo Schoueri.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o especialista, que participou de debate sobre reforma tributária no Painel Telebrasil 2018, realizado de 22 a 24 de maio, em Brasília, disse que é hora de acabar com a separação entre bens e serviços. Defendeu ainda que a economia digital exige uma tributação do século 21.

“Temos uma revolução tecnológica em curso na qual tudo se mistura. Os desafios da digitalização são diversos. O software, por exemplo, é um serviço ou uma mercadoria? Na economia digital, ele é os dois. O caminho é de uma unificação entre bens e serviços”, exemplificou Schoueri.

O professor da USP advogou ainda que se defina uma tributação única nacional. “União, estados e municípios que resolvam entre si, pelo Direito Financeiro, a repartição dos recursos.”

Assista à entrevista do professor de Direito Tributário da USP Luís Eduardo Schoueri.

Veja mais matérias da Newsletter da Telebrasil

Propostas do Painel Telebrasil 2018
Telecomunicações precisam estar na agenda prioritária de Governo

O presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia, diz que a indústria está ávida para fazer investimentos, mas que é preciso que se definam políticas públicas que deem prioridade ao Brasil Digital. Leia mais

Brasil necessita desbloquear dinheiro velho para investir em banda larga

A afirmação é do presidente da Telefônica Vivo, Eduardo Navarro. Segundo ele, a digitalização precisa estar na agenda pública de todos os candidatos a cargos eletivos. “O momento é perfeito para termos um compromisso”, observa. Leia mais


Copyright © 2017-2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital