Internet das coisas: geração imediata de riqueza para o País

07/05/2018

A internet das coisas é uma grande janela de desenvolvimento e aumento de produtividade e de competitividade. Carros autônomos, cidades inteligentes e casas automatizadas são elementos de uma nova realidade para a geração de novas experiências e negócios, de conhecimento e, portanto, de riqueza.

O mercado nacional de internet das coisas está projetado, de acordo com a consultoria IDC, em US$ 8 bilhões em 2018, estimativa feita a partir das iniciativas do Plano Nacional de IoT nas áreas da saúde, indústria, agricultura e infraestrutura urbana. Mas há questões relevantes em aberto, a principal delas, o modelo de tarifação a ser utilizado.

No Painel Telebrasil 2018, um dos painéis será “Os caminhos para a Internet das Coisas” e reunirá representantes do governo, da Anatel e da indústria. O futuro aponta para uma sociedade em que pessoas e coisas estarão plenamente conectadas por meio de banda larga, seja por fibra, redes de alta velocidade ou conexões wireless em 4G e 5G. Mas tudo isso depende essencialmente do desenvolvimento e ampliação das redes de telecomunicações, investimentos em novas soluções e, sobretudo, de políticas públicas voltadas para o Brasil Digital.

Estarão em pauta, as transformações com IoT; a desoneração tributária: necessidade e imperativo; e a preparação regulatória para um novo cenário e os avanços já feitos. Mais informações sobre o Painel Telebrasil 2018: www.paineltelebrasil.org.br

Veja mais matérias da Newsletter da Telebrasil

O futuro digital exige um novo marco regulatório


Os últimos 20 anos foram muito prósperos para as telecomunicações, e os próximos 20 anos exigem uma evolução das regras atuais para se obter maior eficiência dos investimentos das prestadoras, segundo o presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia. Leia mais


Copyright © 2017-2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital