Governo prevê 850 serviços 100% digitalizados até 2019

07/05/2018

O governo federal anunciou uma nova estratégia de governança digital para o período 2018-2019. Além de ser uma atualização da versão anterior, elaborada no ano passado, o anúncio vem acompanhado de uma meta digital. Até o fim de 2019, a expectativa é que sejam digitalizados 850 serviços públicos federais. Hoje são apenas 38 totalmente digitais.

“Somos o quarto país do mundo com presença frequente de usuários na internet, mas o governo ainda é restrito. Segundo a ONU, estamos mais ou menos no 40º lugar no índice de governo eletrônico. Queremos subir algumas posições até 2019 e chegarmos à liderança na América Latina”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Luis Felipe Monteiro.

Segundo ele, uma das metas é elevar o número de serviços disponíveis por tecnologias digitais. Um censo realizado na administração federal identificou 1.740 serviços, dos quais 1.193 ainda não são digitais. Até aqui 38 deles foram “transformados”. Outros 77 estão nesse processo. A meta de 850 prontos até o fim do ano que vem é ambiciosa, mas leva em conta que 696 serviços já são, de alguma forma, digitais.

O Painel Telebrasil 2018 tem entre seus temas “Uma agenda estratégica para o Brasil Digital”. No evento, serão discutidas as demandas e urgências para o próximo governo; a pauta legada e a pauta futura para a transformação por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e as ações que o próprio setor pode tomar. Mais informações: www.paineltelebrasil.org.br

Veja mais matérias da Newsletter da Telebrasil

O futuro digital exige um novo marco regulatório


Os últimos 20 anos foram muito prósperos para as telecomunicações, e os próximos 20 anos exigem uma evolução das regras atuais para se obter maior eficiência dos investimentos das prestadoras, segundo o presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia. Leia mais


Copyright © 2017-2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital