IoT é um continente de
oportunidades para o agronegócio

02/04/2018

Um continente de oportunidades espera o agronegócio a partir do uso da Internet das Coisas (IoT), afirma o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Cléber Soares. Mas é preciso também ir além da IoT quando se pensa em digitalizar o campo brasileiro.

“Temos que ver o desenvolvimento de um aplicativo e passar por um novo processo de capacitação, a partir da tecnologia e muito mais do que o ensino a distância. Pode ser mais interativo com o uso da mobilidade", observa o executivo.

O uso da IoT cresce, mas ainda não está disponível para todos os segmentos da agricultura. “Esse é o nosso desafio. Levar a economia digital para toda a produção. Uma coisa é desenvolver sensores para boi, outra, muito diferente, é para o controle do plantio de alface, mas é tão relevante quanto", diz Soares. Assistam à entrevista com o presidente da Embrapa, Cléber Soares.

Veja mais matérias da Newsletter da Telebrasil

Internet das Coisas: imposto demais inviabilizará a tecnologia no Brasil


Uma das ações elencadas na Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital), recém-lançada pelo governo, a massificação dos dispositivos conectados só vai acontecer se o Estado entender que é preciso viabilizar os modelos de negócios, observa o diretor do MCTIC José Gontijo. Outro ponto destacado é a urgência na capacitação do brasileiro. Leia mais


Copyright © 2017-2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital