Internet das Coisas: imposto demais inviabilizará a tecnologia no Brasil

02/04/2018

Há questões a serem endereçadas com relação à Internet das Coisas (IOT) – apontada como uma das ações prioritárias da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) –, de forma a permitir a viabilização dos novos modelos de negócios, e uma delas é crucial: a tributação a ser imposta a um serviço que ainda não existe, observa, em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), José Gontijo.

“Um sensor de IOT custa cinquenta centavos de real. Não se pode pagar 26, 13 ou mesmo cinco reais de um Fistel [Fundo de Fiscalização das Telecomunicações]. Isso inviabiliza a tecnologia. Temos de ficar atentos ao fato de que há mercados e mercados”, avalia. Gontijo sublinha ainda o fato de a educação e a capacitação profissional terem se transformado em eixos temáticos da E-Digital.

“Posso assegurar que a capacitação é o que vai fazer valer o sucesso da estratégia digital”, afirma o diretor do MCTIC. Segundo ele, é o momento de capacitar a população inserida no mundo digital a partir da massificação da banda larga e dos smartphones. “Essas pessoas precisam ganhar confiança para usar as TICs.” Assistam à entrevista com o diretor do MCTIC, José Gontijo.

Veja mais matérias da Newsletter da Telebrasil

Tecnologia é o pilar da reforma tributária


Toda a cobrança de impostos será feita por uma plataforma 100% online, observa o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), relator da proposta, que adverte para a necessidade de a votação acontecer até junho. Leia mais

Cresce a satisfação dos usuários de serviços de telecomunicações

Pesquisa da Anatel mostra que a telefonia móvel pós-paga passou a ser o serviço mais bem avaliado em satisfação geral no ano passado. Leia mais


Copyright © 2017-2018 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital