Nova política para banda larga
prevê cessão de prédios públicos
para instalação de antenas

07/11/2017

A nova política para banda larga, segundo decreto que está sendo discutido em consulta pública, prevê o uso de prédios federais por prestadoras para a instalação de infraestrutura, como antenas de celular. A proposta é que as empresas de serviços de telecomunicações procurem o órgão responsável pelo edifício a ser usado, em procedimento que dispensa licitação.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o diretor de Banda Larga do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Artur Coimbra, explica que a ideia é deixar os edifícios públicos federais serem utilizados, em regime de compartilhamento, para instalação de infraestrutura de telecomunicações, até em função da dificuldade cada vez maior de se encontrar sites em grandes cidades.

O governo federal apresentou as diretrizes para uma nova política pública de telecomunicações, na qual há destaque para o Plano Nacional de Conectividade, que tem como missão levar conectividade para as regiões que ainda não contam com infraestrutura relevante, notadamente redes de transporte em fibra óptica, além de acessos em tecnologias mais modernas, como 3G ou preferencialmente 4G. As diretrizes gerais dessa nova política estão em um decreto cuja minuta pode ser consultada e está aberta até o dia 17 de novembro.

Assistam à entrevista de Artur Coimbra à Newsletter da Telebrasil.

Veja mais matérias da Newsletter Telebrasil



Municípios jogam contra si mesmos ao criarem entraves para a instalação de antenas

“Fazer restrições à infraestrutura é impedir o próprio desenvolvimento”, adverte o diretor de Telecomunicações do MCTIC, Laerte Cleto. Leia mais

Alta carga tributária impõe barreiras ao Brasil para chegar à era digital

Luiz Alexandre Garcia A carga tributária imposta aos serviços de telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura alcançou 47% da receita líquida dos serviços em 2016 e, em 2017, deverá chegar a perto de 50%, em função de reajustes feitos por governos estaduais nas alíquotas de ICMS. Leia mais


Copyright © 2017 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital