Governo quer criar ecossistema de
inovação para Internet das Coisas

10/10/2017

Mais do que o anúncio efetivo do Plano Nacional de Internet das Coisas, o governo quer, em comunhão com a iniciativa privada, fomentar um ecossistema de inovação para as iniciativas de IoT. Esta foi uma das conclusões da sessão temática Plano Nacional de IoT: Prioridades e objetivos, realizada no Painel Telebrasil 2017. O plano foi elaborado a partir de estudo de responsabilidade do BNDES e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conduzido por um consórcio formado pela McKinsey, Fundação CPqD e o escritório de advocacia Pereira Neto/Macedo.

No estudo, foram levantadas 106 iniciativas, sendo 42 de medidas a serem tomadas, 39 ações estruturantes e 25 habilitadoras (essas classificações ainda estão em andamento e podem ser alteradas), para o desenvolvimento de um plano de ação para o período de 2018 a 2022. Thales Marçal, coordenador geral de Ciência e Tecnologia do MCTIC, explicou que questões como o uso de fundos setoriais ou eventuais desonerações serão abordadas no Plano Nacional de IoT, porém, deverão ser atreladas a demais iniciativas do governo, como o Plano Nacional de Conectividade (PNC) e a Estratégia Digital Brasileira.

Ainda assim, Marçal disse que não necessariamente o projeto para IoT precisa esperar por essas outras agendas, uma vez que trata também de modelos de negócio e inovação. Uma ideia para levar o Plano Nacional de Internet das Coisas além do Governo é a elaboração de kits de difusão do tema para as pequenas e médias empresas. O BNDES, contou ainda Ricardo Rivera, gerente setorial das Indústrias de TIC do BNDES, terá também uma cartilha para Cidades Inteligentes. Assistam à entrevista com Ricardo Rivera sobre a criação do ecossistema de inovação em Internet das Coisas.

Veja mais matérias da Newsletter Telebrasil



Regulação de IoT deve ser precisa, simples e clara

Segundo o então secretário de Políticas de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, a Internet das Coisas vai adicionar R$ 150 bi à economia brasileira até 2025. Leia mais



Internet das Coisas exige regras distintas das telecomunicações tradicionais

Política pública tem a missão de fomentar um ecossistema de negócios. Leia mais


Copyright © 2017 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital