Telecomunicações e Internet das Coisas: uma revolução em curso

28/08/2017

As telecomunicações estão no centro de toda a mudança imposta pela Internet das Coisas, e o Brasil tem todos os requisitos para se tornar um líder global nesta área, mas é hora de criar um ecossistema favorável ao desenvolvimento de negócios. Um dos passos em andamento é a elaboração do Plano Nacional de Internet das Coisas, que exige a abordagem do impacto dos objetos conectados na sociedade, do ambiente regulatório (tanto via Anatel quanto via instrumentos de desoneração fiscal); da infraestrutura e conectividade; inovação e ecossistemas; talentos (capacitação); investimento e financiamento; e internacionalização.

A primeira parte do levantamento realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) definiu três áreas – Cidades Inteligentes, Saúde e Rural – como prioritárias para o direcionamento de iniciativas e políticas públicas para o desenvolvimento da Internet das Coisas no Brasil. Além delas, foram selecionados segmentos das indústrias de base (Petróleo & Gás e Mineração) e manufatureira (Têxtil e Automotivo) para compor o rol de prioridades como mobilizadores para a indústria em geral.

O secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, recém-indicado para a presidência da Telebras, fará uma atualização do cronograma do governo para o Plano Nacional de Internet das Coisas no painel Telecomunicações e IoT: uma revolução em curso, que se realizará das 14h00 às 15h30 do dia 20 de setembro e debaterá as melhores práticas com Eduardo Navarro, presidente da Telefônica Brasil e Stefano De Angelis, presidente da TIM. Para mais informações, clique aqui.

Veja mais matérias da Newsletter Telebrasil

Ajustes são essenciais para o Brasil atrair mais investimentos

A 61ª edição do Painel Telebrasil, que acontece nos dias 19 e 20 de setembro, reúne executivos e autoridades do setor para debater as ações necessárias visando à geração de um novo ciclo de investimentos em telecomunicações. Leia mais

Políticas públicas: prioridades para uma agenda em prol da banda larga

O novo modelo de telecomunicações exige a definição de uma agenda política regulatória para o desenvolvimento de infraestrutura e aplicações de banda larga. Leia mais


Copyright © 2017 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital