Banda larga móvel em 700 MHz chega a 2.023 cidades brasileiras

03/08/2017

Em 2.023 cidades de todo o País já existe viabilidade técnica para a entrada em operação do sinal do serviço de telefonia móvel na faixa de 700 Megahertz (MHz). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou, em 26 de julho, o licenciamento das estações em mais 142 municípios de 13 regiões. Entre eles estão as capitais Belém (PA), Porto Velho (RO), João Pessoa (PB) e Vitória (ES).

O licenciamento de estações na faixa de 700 MHz é fruto do trabalho realizado no âmbito do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). O estudo é aprovado pelo Gired, presidido pela Agência, e conta com a participação da Secretaria de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além de associações das empresas de radiodifusão e das operadoras de telecomunicações.

A partir da aprovação do Gired, a Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) inicia um estudo preventivo de mitigação de eventuais interferências, e somente depois do encerramento dessa atividade a Anatel libera o licenciamento das estações. Mas para estas cidades conseguirem autorização para começar a operação na faixa de 700 MHz, precisam realizar uma campanha de "mitigação preventiva", na qual a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital.

O serviço de 4G que opera nesta faixa de 700 MHz está muito próximo das frequências usadas pela TV aberta. Isto pode causar interferência na recepção do sinal da TV. As mais comuns são congelamentos de imagem e estalos no som.

O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.

A Anatel liberou também o licenciamento de estações nas regiões de nove estados: Bacabal (MA); Dourados (MS); Itabuna e Porto Seguro (BA); Goiás (Santa Helena de Goiás); Araguari, Montes Claros, Nanuque (MG); Ibaiti (PR) e Pedras Altas (RS).

Veja mais matérias da Newsletter Telebrasil

Harmonização do espectro é vital para a banda larga móvel

Executiva da GSMA diz que o Brasil precisa se alinhar às discussões globais para se beneficiar das novas tecnologias. Leia mais

Brasil supera os 200 milhões de acessos móveis à Internet

O 4G teve um crescimento de 103% em 12 meses. O 3G está presente em 5030 municípios. A banda larga fixa cresceu 5% em 12 meses, alcançando 27,5 milhões. Leia mais


Copyright © 2017 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital