Brasil bate recorde de ativações de 4G no
mês de março

05/05/2017

O Brasil bateu recorde de ativações mensais em banda larga 4G no mês de março, com 4,7 milhões de novos acessos. É o melhor desempenho desde que a tecnologia de quarta geração começou a ser utilizada no País, em março de 2013. Ao todo, já existem no Brasil, 71,3 milhões de acessos 4G, segundo balanço de março da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o que representou um crescimento de 119% nos últimos 12 meses. Desde março de 2016, 39 milhões de novas conexões 4G foram ativadas.

A expansão também foi significativa na cobertura do 4G no Brasil. As redes de quarta geração estão instaladas em 1.814 municípios, com crescimento de 280% em relação a março do ano passado. A cobertura atual supera em mais de cinco vezes a meta de expansão definida nos editais, de 288 municípios. Com esse crescimento, o 4G já alcança cidades onde moram 75,7% dos brasileiros.

As redes de 3G, por sua vez, já estão instaladas em 4.995 municípios, que concentram 98,2% da população brasileira. Também no 3G a cobertura atual supera a obrigação, que é de 3.668 municípios. Consideradas a banda larga fixa e móvel, os dados de março de 2017 mostram um total de 226,7 milhões de acessos no País. Destes, 27,2 milhões são em banda larga fixa, segmento que cresceu 5,3% desde março do ano passado, com 1,3 milhão de novos acessos.

Veja mais matérias da Newsletter Telebrasil

Terceirização traz segurança jurídica para a cadeia produtiva de telecomunicações

Setor emprega 500 mil pessoas e gera milhares de empregos indiretos. Para a Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel), a terceirização aumenta a competitividade global da empresa brasileira e estimula o ritmo de inovações. Leia mais

A cada hora, usuários de telecom pagam R$ 7 milhões em tributos no País

O tributo com maior impacto nas contas de telecomunicações é o ICMS, recolhido pelos governos estaduais. No ano passado, foram arrecadados R$ 34 bilhões em ICMS, o equivalente a 8,4% do total desse imposto.

Leia mais

Copyright © 2017 Telebrasil - Associação Brasileira de Telecomunicações ... Todos os direitos reservados

Produção e edição:Editora Convergência Digital