TELEBRASIL baliza o 49.º Painel para 2005

Obedecendo a pauta da Convocação, Álvaro Marques, em nome da JZ/SCAE/Itelogy, grupo que efetuou o 48.º Painel da TELEBRASIL, em Comandatuba (BA), fez uma retrospectiva sobre o evento.

Marques destacou a participação do ministro da Cultura, Gilberto Gil, abrilhantando o 48.º Painel, bem como a participação de representantes de entidades coirmãs da TELEBRASIL, Abrafix, Acel e ABTA. Elogiou a palestra imaginativa de Cleofas Uchôa, sobre convergência, e a de José Eduardo Ferrão, a respeito de cinema digital e de sua importância como meio de divulgação para o País.

O conteúdo das palestras do 48.º Painel estão disponíveis em áudio e vídeo em portal que pode ser acessado através do site da TELEBRASIL (www.telebrasil.org.br). Uma senha foi colocada à disposição dos participantes do Painel, em Comandatuba (BA). Em tempo oportuno, as palestras serão também disponibilizadas para o público do site TELEBRASIL sem restrição.

Próximo Painel

Discutiu-se conteúdo, local, data do próximo Painel TELEBRASIL. "O objetivo dos Painéis é congregar Governo, operadoras, fabricantes e prestadores de serviços em torno de tema de interesse comum", sintetizou o conselheiro Ludgero Pattaro (Telecom Itália). Para Virgílio Martins (Lucent Technologies), é importante promover o equilíbrio na participação dos diversos segmentos das telecomunicações no público que comparece aos Painéis.

Paulo Bergamasco (Alcatel) elogiou o equilíbrio ocorrido entre lazer e trabalho, o esquema compacto das palestras e as manifestações de congraçamento ocorridas durante o 48.º Painel, que espera ver repetidos no próximo. O diretor-estatutário Francisco Perrone (Hispamar) recomendou abrir o leque das discussões da convergência, incluindo o segmento da radiodifusão.

Álvaro Marques observou haver um certo "relacionamento fluído com o atual Governo, cuja consolidação requer tempo". O conselheiro Manoel Alberto Rodrigues (Prolan) registrou que se observa "certo distanciamento em relação às autoridades".


Conclui-se em tese e em resumo que fornecedores estão interessados nas operadoras e estas com seus grandes usuários e com os reguladores. Todos querem contatos com investidores e autoridades governamentais, com o poder político e com os meios de divulgação.

O conselheiro Carlos Rocha (Samurai) julgou o 48.° Painel excelente e disse que participar, ou não, de um evento dessa natureza envolve todo um processo a ser analisado.

Recomendou Carlos Rocha que a TELEBRASIL promova, entre seus Painéis anuais, eventos curtos de meio-dia com um ou dois palestrantes. Privilegiou o formato de brunch, no Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília para sobrar tempo livre para os afazeres dos participantes nas citadas cidades. O diretor-estatutário Aluísio Byrro (Siemens) aplaudiu a idéia dos minieventos e sugeriu uma rodada centrada em temas de atração para as operadoras.  

Em relação a um título para o 49.º Painel, o presidente da TELEBRASIL, Luiz Alberto Garcia (Algar), determinou que fossem enviados e-mails a todos os associados para que escolham uma dentre três opções – podendo ainda sugerir uma quarta – citadas, a seguir: 1) Como aperfeiçoar o atual modelo das telecomunicações? 2) Telecomunicações – novo modelo? 3) Telecomunicações: para onde?

Respondendo a Paulo Bergamasco que era tradição da TELEBRASIL fazer o rodízio dos locais dos Painéis, contemplando as diversas regiões, explicou o presidente Luiz Alberto Garcia que por motivos práticos o local de realização dos 49.º e 50.° Painéis permanecerão ainda em Comandatuba, quando serão analisados outros locais para o 51.º Painel, em 2007. A data proposta de 23 a 26 de junho para o 49.º Painel poderá ser revista – pendendo pesquisa junto ao resort de Comandatuba –, tendo em vista as festividades juninas previstas para a região.

cadastre sua empresa

Associados

Fique Informado!

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Recomende aos amigos!

logo-telebrasil 11

  

TELEBRASIL


foto-localizacao-telebrasil 

Razão Social: TELEBRASIL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES
Tel.: +55 (21) 2244-9494
Fax:+55 (21) 2542-4092
CNPJ/MF: 42.355.537/0001-14
Inscrição Municipal: 01.062.450

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.